13 de julho de 2020

Câmara presta condolências pelo passamento de Jairo Ribeiro de Mattos

Professor da Esalq e fundador do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, ex-vereador e deputado estadual e dono da Rádio Educadora de Piracicaba, tinha 89 anos e sofreu AVC

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, por intermédio da Mesa Diretora, divulga nota de pesar e condolências aos familiares e amigos do professor Jairo Ribeiro de Mattos, que faleceu na madrugada deste domingo (12), em Piracicaba, aos 89 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Seu corpo está sendo velado desde às 10h, no Cemitério da Saudade de Piracicaba, onde será sepultado, às 16h30. 

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (CID), também presta sua homenagem: "Perdemos uma referência de nossa cidade. Político, empresário, benemérito, reconhecido por todos pela sua trajetória e pela sua contribuição à construção de Piracicaba".

Nascido em Piracicaba em 29 de abril de 1931, engenheiro agrônomo e professor da Esalq/USP, além de vereador, por três vezes foi deputado estadual pelo PFL (1979/1983; 1987/1991 e 1991/1995). Para a Constituinte, foi eleito com 39.801 votos, obtidos em sua maioria em Piracicaba. Foi defensor da conservação da natureza e da promoção do homem. Participou como membro efetivo das comissões temáticas da Constituinte do Poder Judiciário e dos Municípios e Regiões Metropolitanas. Na Constituinte presidiu a Comissão de Administração Pública. Atualmente, dedicava-se ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba, instituição criada por ele e que se constitui na primeira cidade geriátrica do Brasil.

Homenageado e referendado por diversas vezes na Câmara, Jairo Mattos também recebeu o Título de Cidadão Praeclarus, em evento que pode ser conferido em foto ao lado de sua esposa e do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP).

Jairo Mattos também foi referendado em outras ocasiões pela Câmara: