PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE DEZEMBRO DE 2006

Câmara comemora o centenário do Lar dos Velhinhos


Conforme iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), a Câmara de Piracicaba concede Moção de Aplauso ao Lar dos Velhinhos em comemoração ao primeiro centenário da (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Conforme iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), a Câmara de Piracicaba concede Moção de Aplauso ao Lar dos Velhinhos em comemoração ao primeiro centenário da Instituição idealizada por Pedro Alexandrino.

A comenda foi entregue durante reunião solene no salão nobre Prof. Helly de Campos Melges, na noite de ontem (21/12/06), às 19h30, onde comparecem autoridades, políticos, representantes de entidades, amigos e familiares do autal presidente, Jairo Ribeiro de Mattos, que ao lado de sua esposa, Ana Maria Meireles de Mattos também recebeu o título de Piracicabanus Praeclarus sugerido por Capitão Gomes (PP), além de conferir o Diploma de Mérito ao Lar dos Velhinhos, proposto pelo vereador Antonio Oswaldo Storel (PSB).

No teor da Moção, o vereador André Bandeira destaca que em 26 de agosto de 1906 inaugurava-se na Chácara das Jabuticabeiras a instituição fundada por Pedro Alexandrino de Almeida, o Asilo de Velhice e Mendicidade.

A partir de março de 1971, sendo eleito o Dr. Jairo Ribeiro de Mattos que administrou a instituição por vários mandatos, tem início a implantação da 1ª Cidade Geriátrica do Brasil, introduzindo mudanças que projetaram o Lar dos Velhinhos de Piracicaba como modelo nacional.

O Lar dos Velhinhos atende as necessidades que são peculiares a esta fase da vida, entendendo que o idoso é um ser humano, que tem uma história de vida que deve ser respeitada e que é um ser ainda em desenvolvimento apesar de suas limitações físicas e biológicas, pois esse potencial psicológico não pára.

``Estamos falando de todo acervo cognitivo e afetivo acumulado no decorrer do tempo, frutos de suas vivências ao longo dos anos. Se percebermos o idoso num contexto de vida, ele será sempre um ser em eterno aprendizado, com um grande potencial intelectual``, constata o parlamentar.

André Bandeira considera que o ambiente criado no Lar dos Velhinhos é agradável, e oferece aos idosos oportunidades de interação social e construção de laços afetivos de amizade e companheirismo, o que possibilita a aquisição de novas formas de expressão, reconhecimento e representação de mundo, realizando um trabalho inovador.

Sob a proteteção do Lar dos Velhinhos estão, atualmente, 380 idosos sendo o mais novo com 65 anos e o mais velho com 103 anos de idade.

``São homens e mulheres com diferentes histórias de vida que, havendo percorrido ao longo da existência, trajetórias marcadas por derrotas e vitórias, ali encontram um lar comum e busca proporcionar, a todos e a cada um deles, a despreocupação em face do amanhã e a alegria de que se fizeram merecedores por sua contribuição à sociedade``.

Os moradores do Lar dos Velhinhos se dividem em duas situações: há pessoas que convivem em casas mantidas pela entidade, que pagam contribuições, e outras que adquiriram suas moradias na sede do Lar, em área localizada próxima ao Shopping Center Piracicaba.

A constatação é que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o Lar dos Velhinhos de Piracicaba comemorou, na data de 26 de agosto de 2006, seu primeiro centenário de excelência.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Davi Negri MTb 22.946


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem André Bandeira

Notícias relacionadas