
13 DE MAIO DE 2025
Edson Bertaia, entrevistado do Programa Primeiro Tempo, falou sobre projetos de sua autoria sobre antissemitismo e sobre restrição para conteúdos impróprios para crianças
Edson Bertaia foi o entrevistado no Primeiro Tempo, gravado no dia 29 de abril e exibido na noite desta segunda-feira (12)
O vereador Edson Bertaia (MDB), em entrevista no Programa Primeiro Tempo, exibido na noite desta segunda-feira (12), minutos antes da 25ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, destacou proposituras de sua autoria que tramitam na Casa, como por exemplo o projeto de lei 97/2025, que adota a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).
A definição traz que “antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que pode se expressar como ódio contra os judeus. As manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são dirigidas a indivíduos judeus ou não judeus e/ou aos seus bens, instituições comunitárias e locais de culto”.
“O povo judeu, ele tem uma história de perseguição, né? E nós estamos tentando agora, através desse Projeto de Lei, adotar diretrizes internacionais de combate ao antissemitismo. A Aliança Internacional em Memória do Holocausto, ela fala um pouco sobre o que o povo judeu sofreu desde a Segunda Guerra Mundial. Para você ter uma ideia, foram aproximadamente 6 milhões de judeus mortos na Segunda Guerra Mundial”, explicou o vereador.
O projeto ainda estabelece o dia 09 de novembro, anualmente, como Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo: “por que 9 de novembro? Porque 9 de novembro de 1938 é chamado de A Noite dos Cristais, que foi o início da perseguição nazista contra o povo judeu. Então, o nosso desejo, na realidade, é despertar esse entendimento de combater o ódio, de combater a perseguição, de combater a intolerância religiosa, não só ao povo judeu, mas a todos os povos”, disse.
Edson Bertaia também destacou o projeto de lei 93/2025, que igualmente tramita na Câmara, que “dispõe sobre a proibição de apresentações artísticas, eventos e materiais educativos com conteúdo sexual ou inadequado a crianças e adolescentes em espaços públicos do Município de Piracicaba, e dá outras providências”.
“Eu acredito que a arte é extraordinária. Existe arte para todas as idades, existe arte para todos os gostos, mas para a criança eu acredito que deve ter sim um filtro. Acho que nós precisamos proteger a integridade das crianças, a criança tem uma pureza, ela tem uma inocência e nem sempre a criança tem filtro para aquilo que ela vê. Então, a ideia é não proibir a arte, todas as manifestações artísticas têm o seu valor, mas no caso da criança, eu acredito que realmente tem que haver um filtro”, frisou.
O parlamentar também comentou sobre sua participação como membro na Comissão de Legislação Justiça e Redação (CLJR) e na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e ainda falou sobre o requerimento 274/2025, de sua autoria, que busca junto ao Executivo informações sobre “a situação da segurança contra incêndios, Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), nas unidades escolares municipais, incluindo creches e escolas”.
A entrevista completa de Edson Bertaia ao programa Primeiro Tempo, gravada no dia 29 de abril, pode ser revista no vídeo que acompanha esta matéria.