06 de fevereiro de 2026

Requerimento solicita informações sobre a localização de semáforos sonoros

Silvia Morales (PV) faz questionamentos sobre a existência desses semáforos e projetos para instalação

Informações ao Executivo sobre a existência e a localização de semáforos sonoros destinados as pessoas com deficiência visual no município são solicitadas no requerimento 54/2026, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A cidade é sua”. A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (2), na 2ª reunião ordinária de 2026.

No texto do requerimento, a vereadora enfatiza que a acessibilidade constitui direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e pelas normas técnicas de acessibilidade urbana.

Também destaca que os semáforos sonoros representam importante instrumento de inclusão e segurança viária para pessoas com deficiência visual, possibilitando travessias mais seguras e autônomas nas vias públicas. E que a arrecadação oriunda das penalidades de trânsito devem ser revertidas para investimentos e melhorias em educação, mobilidade e segurança, o que contribuirá para maior acessibidade.

Silvia Morales pergunta no requerimento se Piracicaba possui semáforos sonoros ou outros dispositivos de sinalização voltados especificamente à orientação de pessoas com deficiência visual. E se possui, em quais avenidas, ruas ou cruzamentos da cidade esses semáforos sonoros encontram-se instalados e quantos estão em funcionamento.

Também pergunta se existem projetos para melhorias nesse tipo de acessibilidade, e quando e onde serão instalados.

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS