29 de agosto de 2025

Programa 'Mãe Acolhida': vereador destaca projeto em tramitação na Câmara

Edson Bertaia falou sobre a proposta de instituir programa para apoio psicológico, social e educativo às mães solos em situação de vulnerabilidade social

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Já com pareceres favoráveis das Comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Legislação, Justiça e Redação da Câmara, o projeto de lei 219/2025 foi destaque na entrevista do vereador Edson Bertaia (MDB) ao programa "Primeiro Tempo", levado ao ar na noite desta quinta-feira (28) pela TV Câmara. A proposta, de sua autoria, visa instituir em Piracicaba o programa "Mãe Acolhida", destinado ao apoio psicológico, social e educativo às mães em situação de vulnerabilidade social que são responsáveis, sozinhas, pelo cuidado e sustento de filhos menores de idade ou dependentes.

O "Mãe Acolhida" tem como objetivos promover grupos de apoio psicológico e emocional em unidades básicas de saúde, escolas e centros comunitários; oferecer oficinas e palestras com orientações sobre direitos sociais, inclusão no mercado de trabalho e planejamento familiar; incentivar o cadastro e encaminhamento das beneficiárias para programas sociais já existentes; e mobilizar parcerias com entidades civis, igrejas, universidades e profissionais voluntários para apoio às ações do programa.

Edson Bertaia citou como exemplo bem-sucedido iniciativa semelhante já posta em prática na Igreja do Evangelho Quadrangular, da qual ele é pastor. "Temos programas na igreja que acolhem mulheres em situação de vulnerabilidade social, que tiveram seus bebês e são mães solos. Percebo que a ajuda a essas mulheres é extremamente importante, porque muitas não têm rede de apoio", afirmou o vereador, durante a entrevista.

"Queremos expandir o que vemos acontecer de forma micro na comunidade para toda a cidade, por meio de uma política pública em que o município ofereça psicólogos, terapeutas e psiquiatras. Acredito que esse auxilio vai ser muito importante para as mulheres e para as crianças, que também sofrem. É um projeto que tem uma relevância social muito grande", acrescentou o parlamentar.

Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS