28 de agosto de 2025
CLJR recebe projetos do Executivo e define audiência pública
Nove projetos do Executivo deram entrada na Casa esta semana; dois passarão por audiência pública e os demais seguem em análise pela CLJR e pela Procuradoria Legislativa
Em reunião nesta quinta-feira (28), a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) recebeu nove projetos do Poder Executivo, que deram entrada na Casa na última segunda-feira (25), durante a 44ª Reunião Ordinária. Pela análise da comissão, com a assessoria da Procuradoria Legislativa da Casa, pelo menos duas proposituras terão que obrigatoriamente passar por audiência pública e a comissão já definiu o agendamento da mesma. Os demais projetos ainda seguem em análise.
“Nosso entendimento é que há necessidade de fazer audiência pública para alterar o Plano Diretor e o Plano de Mobilidade”, explicou o presidente da comissão, vereador Gustavo Pompeo (Avante). “Deliberamos quem vai ser convocado, a data e vamos entrar com o requerimento para solicitar essa audiências pública e discutir com o Executivo e com a sociedade esses dois projetos”. A comissão também é composta pelo relator, vereador Renan Paes (PL), e pelo membro, Edson Bertaia (MDB).
Entre os projetos de lei complementar, o PLC 15/2025 propõe alterações nas Leis Complementares nº 405/2019 (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba) e nº 421/2020 (uso, ocupação e parcelamento do solo). A proposta prevê a criação do Núcleo Urbano Isolado 15 (NUI 15) – Nuinorte II, voltado ao uso predominantemente industrial, com foco no estímulo ao setor ao longo da rodovia Piracicaba–Charqueada.
Outro projeto é o PLC 17/2025, que modifica dispositivos do Plano de Mobilidade (Lei Complementar nº 452/2023) e revoga legislações anteriores com o objetivo de regular o uso de faixas de acesso em calçadas por estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, localizados em corredores comerciais da cidade.
A audiência pública conjunta em relação aos projetos deve ser realizada no dia 16 de setembro, às 14 horas, no Plenário da Câmara, com a convocação de representantes de secretarias municipais, conselhos e demais autoridades. O requerimento para a convocação da audiência pública será protocolado para deliberação do Plenário.
Em relação aos demais projetos, o presidente da comissão disse que ainda não devem receber pareceres na próxima reunião, na quinta-feira da semana que vem. “Tivemos alguns questionamentos a serem feitos sobre alguns projetos do Executivo até mesmo para embasar as notas técnicas e os pareceres”, afirmou. “Alguns entendimentos a gente ainda precisa esclarecer do Executivo para que a gente possa dar o parecer ou então melhorar o projeto ou deixar mais claro visando a toda a legalidade no processo que tramita na Câmara. Esses projetos não serão pautados por ora até que essas respostas venham para a Câmara para termos mais clareza”.
Contrários – Na reunião da CLJR, nesta quinta-feira (28), foram analisadas 25 proposituras, com a emissão dos respectivos pareceres. Quatro projetos de lei e uma emenda receberam pareceres contrários, já que a comissão seguiu as notas técnicas elaboradas pela Procuradoria Legislativa. “A Procuradoria traz jurisprudências sobre esses projetos e a comissão optou por seguir. Preferimos manter os pareceres contrários e discutir com os vereadores (autores) ou então no Plenário, se eles optarem por manter os projetos em pauta”, avaliou Gustavo Pompeo.
Receberam pareceres contrários o PL nº 244/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que estabelece a instalação de pontos de apoio para profissionais que trabalham com motocicletas; o PL nº 253/2025, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que determina a apresentação de atestado médico para matrícula em academias; o PL nº 254/2025, de autoria do vereador Gesiel Alves Maria (PDB), o Gesiel de Madureira, que institui a Lei Felca no município e o PL nº 258/2025, de Cássio Fala Pira, que institui o Programa Escola Protegida no município. De modo geral, as notas técnicas, seguidas pela comissão, apontam que as propostas promovem ingerências nas competências do Poder Executivo e da União, o que configura a ilegalidade.
Patrícia Sant’Ana – Passou também pela CLJR, nesta quinta-feira (28), o projeto de resolução nº 1/2025, de autoria do vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, que denomina de “Patrícia de Moraes Sant’Ana” o Estúdio da TV Câmara de Piracicaba. O projeto presta homenagem à jornalista e servidora do Departamento de Comunicação Social da Casa, que faleceu há um ano.
Com parecer favorável ficou o PL nº 266/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro, que altera a Lei nº 2.387/1979 e autoriza a utilização de veículos do tipo picape e de veículos elétricos na modalidade táxi no município. Já a emenda proposta pelo próprio autor ao projeto recebeu parecer contrário por limitar a modalidade de veículos a serem abrangidos pela autorização.
Receberam pareceres favoráveis ainda dois projetos de decreto legislativo sobre a concessão de honrarias, cinco projetos de denominações de espaços públicos e seis projetos para a definição de datas, campanhas, evento e abertura de crédito. Também ficou com parecer favorável o PLC nº 14/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a permuta de área pública para o cumprimento de acordo judicial. Três moções de aplausos foram consideradas aptas, além da moção nº 230/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
28 de agosto de 2025
27 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025