PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE JULHO DE 2018

Primeiro semestre é marcado pela produtividade, avalia Kawai


Vereador fez 166 visitas aos bairros da cidade e elaborou 229 ofícios somente no primeiro semestre de 2018



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Vereador concedeu o Título de Cidadão Piracicabano ao reverendo Sérgio Nascimento

Vereador concedeu o Título de Cidadão Piracicabano ao reverendo Sérgio Nascimento
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Luta por melhor qualidade de vida a ostomizados está entre as prioridades

Luta por melhor qualidade de vida a ostomizados está entre as prioridades
Foto: Lucas do Nascimento Machado (3 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Em janeiro, vereador acompanhou assinatura de convênio com organizações sociais

Em janeiro, vereador acompanhou assinatura de convênio com organizações sociais
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Campanha em prol do Fumdeca faz parte do trabalho do vereador

Campanha em prol do Fumdeca faz parte do trabalho do vereador
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Kawai reuniu atual e ex-secretários da Semuttran para comemorar os 25 anos da pasta

Kawai reuniu atual e ex-secretários da Semuttran para comemorar os 25 anos da pasta
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Os 30 anos da Rádio Educativa FM foram celebrados em maio

Os 30 anos da Rádio Educativa FM foram celebrados em maio
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar propôs reunião solene pelos 85 anos de fundação da Acipi

Parlamentar propôs reunião solene pelos 85 anos de fundação da Acipi
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Comunidade japonesa e membros do karate-do são homenageados por Kawai

Comunidade japonesa e membros do karate-do são homenageados por Kawai
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Dia Municipal do Leonismo foi lembrado em solenidade na Câmara

Dia Municipal do Leonismo foi lembrado em solenidade na Câmara
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Em abril, Câmara promoveu solene em homenagem ao Dia do Escoteiro

Em abril, Câmara promoveu solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (11 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Dia do Profissional de Assistência Social e Semana Municipal do Serviço Social foram celebrados

Dia do Profissional de Assistência Social e Semana Municipal do Serviço Social foram celebrados
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Ciclo ciclo de palestras sobre o tratamento do diabetes ocorreu em maio

Ciclo ciclo de palestras sobre o tratamento do diabetes ocorreu em maio
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Luta por melhor qualidade de vida a ostomizados está entre as prioridades



Um semestre marcado pela produtividade, com 166 visitas a 66 bairros de todas as regiões da cidade, elaboração de 229 ofícios ao Executivo e atendimento diário aos munícipes. Entre janeiro e junho, este foi o ritmo de trabalho do vereador Pedro Kawai (PSDB), primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara. A partir da consulta no Siave, sistema de gerenciamento de proposituras, o parlamentar apresentou 50 indicações, 13 moções, 8 projetos de lei e 40 requerimentos.

"Os números mostram que o atendimento foi intenso. Disso tudo, tem o que acontece no gabinete, que não é mensurado. São pelo menos quatro horas atendendo as pessoas na Câmara, ouvindo lideranças e elaborando projetos", comenta o vereador, sobre a divisão de trabalhos nos bairros e na Casa de Leis. "Adotamos um padrão de atendimento: para toda solicitação, faço a primeira visita, e não a assessoria. Depois, o acompanhamento das demandas é feito sempre pelo gabinete. Faço questão de cobrar uma resposta, pois é o que a população espera", completa ele, que cita também a responsabilidade da Câmara, especialmente na economia de R$ 9.282,590,31 em 2017, como parte da gestão austera de redução de gastos, algo que se manteve também nos seis meses de 2018.

Das iniciativas desenvolvidas na Câmara, o vereador cita o Fórum Regional da Judicialização da Saúde, em maio, com a intenção de aproximar as partes envolvidas no processo e de otimizar fluxo de informações. Na ocasião, ocorreu palestra com o promotor de Justiça Reynaldo Mapelli Jr. Após a realização do evento, que reuniu médicos, enfermeiros, advogados e diversas entidades, Kawai sugeriu a criação de uma comissão técnica municipal sobre o assunto, como forma de buscar o equilíbrio entre o atendimento e a complexidade do orçamento público.

O gabinete do parlamentar também deu suporte ao Grupo Amigos do Diabetes, cujo trabalho é o de criar a Associação Amigos do Diabetes de Piracicaba. Com a entidade, Kawai promoveu o treinamento Diabetes Mellitus e Técnicas de Aplicação de Insulina, também em maio, quando foram capacitados 42 estudantes do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera e 95 profissionais da Secretaria de Saúde e Santa Casa de Piracicaba.

A busca pela melhoria na qualidade de vida das pessoas ostomizadas também é uma bandeira trazida por Kawai desde o seu primeiro mandato e que se mantém forte até os dias atuais. Entre as conquistas relembradas por ele estão a criação da carteirinha de identificação, reserva de vagas em estacionamentos, a adaptação de banheiros, como ainda o Dia Municipal dos Ostomizados, todos em diálogo com a Associação Piracicabana de Ostomizados.

A proximidade com as entidades ligadas às causas sociais de Piracicaba está entre as prioridades do vereador. Ele manteve o diálogo no primeiro semestre de 2018 e, logo em janeiro, acompanhou o ato que formalizou repasses municipal, estadual e federal de R$ 24,7 milhões para 18 entidades capacitadas.

Em diferentes momentos, Kawai reforçou a importância de destinação de parte do imposto de renda ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolecente). Ele também fez questão de visitar as entidades contempladas.

Ainda nos quesitos saúde e qualidade de vida, Kawai se posicionou contra a Medida Provisória 841, assinada pelo presidente Michel Temer no dia 11 de junho, que retira recursos do esporte e da cultura.

O vereador também defendeu que o Governo do Estado de São Paulo retomasse o antigo sistema da Nota Fiscal Paulista, o se concretizou em abril. Desde então, os consumidores podem doar cupons em papel, sem a indicação de CPF, que são destinados voluntariamente às instituições filantrópicas.

Um assunto que mobilizou debates no ano passado e também no primeiro semestre de 2018 foi a mudança de critérios nas vagas integrais por parciais nas creches do município. Sobre a questão, Kawai disse ter acompanhado de perto todas as discussões e considerou como satisfatórios os procedimentos da Secretaria Municipal de Educação, que participou de reuniões e audiência pública promovidas na Câmara.

Das proposituras aprovadas, Kawai cita o projeto de lei 49/2018, que institui a Semana Municipal do Brincar no Calendário de Eventos do Município, sempre na última semana do mês de maio. A inspiração para o projeto veio a partir de uma iniciativa do Sesc Piracicaba, que realizou evento do gênero na cidade no ano passado, com a presença da coordenação da Aliança pela Infância.

BAIRROS -- Com o hábito permanente de percorrer os bairros e em determinados momentos levar o secretário para dialogar com moradores, Kawai acredita que o Executivo, no último semestre, atendeu parte considerável das solicitações de seu gabinete.

Das demandas levantadas e com atenção da prefeitura estão a troca de iluminação na pista de caminhada da Estação da Paulista, que também recebeu prancha abdominal a seu pedido, e a reestruturação completa do campo do bairro Boa Esperança.

No bairro Monte Alegre, foram vários encontros com moradores, especialmente na tentativa de resolver um impasse de vários anos: a melhoria (conquistada) da avenida Comendador Pedro Morganti (a principal via do bairro), já que os paralelepípedos estavam afundados em função do alto fluxo de caminhões que acessam a fábrica de papel localizada no bairro.

Nos seis primeiros meses de 2018, Kawai esteve ainda nos bairros Água Branca, Castelinho, Cidade Jardim, Centro, Jardim Alvorada, Jardim Oriente, Jardim Astúrias, Nossa Senhora Aparecida, Nova Piracicaba, Nova América, Paulista, Parque dos Eucaliptos, Piracicamirim, Pau d´Alinho Morumbi, Parque Piracicaba, Santa Rosa, Santa Rita, Serra Verde, Residencial São Luiz, Taquaral, Vila Rio, entre outros.

SOLENIDADES -- Atento às datas importantes, Kawai trouxe para a Casa de Leis solenidades para marcar os 25 anos da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), os 30 anos da Rádio Educativa FM, os 85 anos da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), além do Dia Municipal do Karate-Do e da Comunidade Japonesa, Dia Municipal do Leonismo, Dia do Escoteiro, Semana Municipal do Serviço Social e Dia do Profissional da Assistência Social. Em maio, o vereador concedeu o Título de Cidadão Piracicabano ao reverendo Sérgio Nascimento, teólogo e mestre em missiologia que atua desde 1983 como pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

DEMAIS ATIVIDADES -- Para o segundo semestre, o parlamentar programa uma série de ações para marcar os 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba. Um documentário está sendo produzido pelo Departamento de Comunicação e uma solenidade está agendada para o 7 de setembro. Desde o ano passado, Kawai tem percorrido escolas municipais e estaduais para promover palestras sobre a história da comunidade japonesa em Piracicaba e no Brasil. Em janeiro, ele recepcionou em Piracicaba o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, recebido pelo prefeito Barjas Negri, por empresários e pelo Clube Nipo Brasileiro.

Além disso, o vereador entregará dois títulos de Cidadão Piracicabano: a Ricardo Tedeschi, presidente da APM (Associação Paulista de Medicina) regional de Piracicaba, e ao artista plástico Palmiro Romani (após aprovação, em plenário, de projeto de decreto legislativo de sua autoria). Kawai também fará solenidade para comemorar os 70 anos da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana).

Estão incluídas ainda no cronograma de atividades o desenvolvimento da campanha Julho Amarelo, de conscientização sobre as hepatites virais, e o Dezembro Vermelho, com o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Pedro Kawai

Notícias relacionadas