
25 DE JANEIRO DE 2018
Yasushi Noguchi conheceu indústrias, esteve no Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro e reuniu-se com o vereador e o prefeito Barjas Negri.
Cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi esteve em Piracicaba nesta quarta-feira (24). Ele conheceu indústrias, manteve contato com empresários e visitou o Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro, no bairro Paulista. O vereador Pedro Kawai (PSDB), ligado à colônia japonesa local, participou da recepção ao cônsul-geral, que terminou com uma reunião com o prefeito Barjas Negri (PSDB) no Centro Cívico.
Noguchi, que assumiu o cargo em outubro do ano passado e, desde então, tem visitado cidades paulistas com notória presença japonesa, disse querer ver mais jovens nikkeis participando das atividades da comunidade. Ele chamou a atenção para a comemoração, em 2018, dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e dos 100 anos em Piracicaba.
Durante a recepção no Clube Nipo Brasileiro, o cônsul-geral expressou satisfação em ver a organização da colônia japonesa no município e sua contribuição na economia e nos costumes locais. "Meus sinceros agradecimentos a todos por me receberem nessa cidade maravilhosa, Piracicaba", afirmou, em português.
A vinda de Noguchi à cidade foi exaltada por Kawai. "A visita de uma autoridade japonesa tão importante é sinônimo de que a colônia japonesa e Piracicaba têm o seu papel de relevância nas questões sociais, econômicas e culturais. É, para nós, motivo de orgulho conhecer uma das maiores autoridades japonesas fora do Japão, aqui recebida pelo prefeito, por empresários e pelo Clube Nipo Brasileiro."
Barjas Negri também comentou a vinda a Piracicaba de Yasushi, que esteve acompanhado do cônsul Kenji Iwashima. "Ele discutiu, sobretudo, a importância da colônia japonesa no município, a qual, em 2018, comemora 100 anos de presença. A cidade, a comunidade e os empresários estão se organizando para que possamos fazer uma boa celebração, com apresentações culturais", apontou.
Em cada visita, Noguchi e Kenji foram agraciados com presentes que fazem referência a Piracicaba, como o selo comemorativo dos 250 anos, celebrados em 2017, o livro do Cecílio Elias Neto, 250 de Caipiracicabanidade, numa gentileza do gabinete do vereador Kawai e mimos do Clube Nipo Piracicabano. Da recepção à comitiva também participaram o presidente do Clube Nipo Brasileiro, Irio Kawasima, e o empresário Pedro Mizutani, da Raízen.