25 de agosto de 2025

População pode enviar sugestões para o Orçamento de 2026 à Câmara até o dia 30

Sugestões da população para a Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano que vem serão consolidadas pela Ouvidoria do Legislativo e encaminhadas ao Executivo

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A Câmara Municipal de Piracicaba recebe até o próximo sábado (30) sugestões e propostas da população para o orçamento municipal do ano que vem. 

A iniciativa é promovida pela Ouvidoria do Parlamento e pela Procuradoria Legislativa com o apoio da Presidência da Câmara, e consiste na abertura de canais eletrônicos e físicos que permitem que os cidadãos apontem diretamente o que consideram prioritário para os investimentos na cidade na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. 

As propostas - que estão sendo coletadas desde o dia 5 de agosto - serão consolidadas pela Ouvidoria, que as encaminhará à Presidência para posterior envio ao Poder Executivo, responsável por elaborar o orçamento do município.

As ideias para o Orçamento de 2026 podem ser enviadas por meio eletrônico, na página da Ouvidoria, até o dia 30, ou por formulário físico, que deve ser preenchido e entregue até as 17h do dia 29, sexta-feira.

O acesso para o formulário de sugestões é feito pelo banner “Orçamento de Piracicaba: LOA 2026”, na aba Transparência no canto superior direito do site da Câmara. Já o formulário físico está disponível no Protocolo, situado no Prédio Principal do Legislativo.

"Demandas ligadas à saúde, transportes, educação, lazer e outras - enfim, tudo aquilo que é importante para a cidade - podem ser apresentadas por meio desses canais. Esses formulários, por exigência legal, precisam conter a identificação do solicitante, mas esses dados são mantidos em sigilo pela Ouvidoria. Nossa função é receber essas sugestões e consolidá-las", reforça o Ouvidor.

De acordo com Patrícia Kimura, Procuradora-Chefe Legislativa, a ideia é que esses canais de comunicação sejam ampliados ao longo do tempo, em sintonia com o que o Tribunal de Contas entende como sendo um dos papéis fundamentais do Legislativo, aumentando ainda mais o contato entre a Câmara e a população: 

"Vamos aprimorar os canais de comunicação, de modo que a Câmara possa cumprir cada vez mais o seu papel institucional, incentivando a participação popular na alocação de recursos públicos, garantindo maior transparência e legitimidade no processo orçamentário".

Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui