PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE FEVEREIRO DE 2023

Obra de contenção obstrui parcialmente entrada principal da Câmara


Gradis foram colocados para orientar o fluxo de pessoas que chegam à Casa de Leis.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Área está sinalizada para pedestres

Área está sinalizada para pedestres
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (7 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (8 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (9 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (10 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (11 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (12 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Área está sinalizada para pedestres



O avanço da reforma no muro de arrimo que sustenta a rampa de acesso ao prédio principal da Câmara Municipal de Piracicaba exigiu a adoção de medidas de segurança. Nesta semana, toda a calçada em frente ao edifício recebeu gradis para direcionar a entrada do público e evitar que veículos estacionem sobre a rampa e gerem peso sobre a estrutura abaixo.

A obra é necessária em razão de fissuras, trincas e rachaduras existentes no muro de arrimo que dá sustentação ao piso acima dele, já que também foi constatada a degradação do sistema de impermeabilização, a qual vinha permitindo que a água da chuva penetrasse na estrutura e a comprometesse. A intervenção no local deve se estender por seis meses.

Pelas próximas semanas, o acesso de pedestres ao prédio principal da Câmara se dará pela mesma entrada atual, porém a chegada até ela deve ser feita por um "corredor", limitado por gradis e aberto à esquerda do edifício, a partir da calçada. Toda a área está sinalizada, com as indicações para orientar as pessoas.

Tanto a reforma do muro de arrimo quanto a impermeabilização da laje custarão R$ 350 mil à Câmara e serão feitas pela empresa VGR Construções Eireli ME, vencedora da licitação 26/2022, realizada em novembro passado, dentro do processo 656/2022. Os trabalhos iniciais de raspagem do muro de arrimo foram feitos em dezembro e, agora, avançam para garantir o reforço da estrutura.

"Já descascaram o muro e vão erguer outro ao lado, para dar sustentação. Para retirar as escoras, entendemos ser melhor colocar o gradil, para evitar excesso de pessoas em cima desse espaço e que veículos subam a rampa, já que o local está em obras. Nossa preocupação é com a questão da segurança”, explica José Alexandre Pereira, chefe do Departamento Administrativo e de Documentação.

O novo muro vai reforçar a sustentação da rampa de acesso ao prédio principal. Como se trata da única entrada acessível a pessoas com deficiência e problemas de mobilidade, a obra terá que ser feita em etapas. Quando a primeira fase for concluída, o muro será totalmente impermeabilizado para evitar novas infiltrações.

A intervenção decorre de infiltrações que o atual muro de arrimo vem apresentando há anos. Ele foi construído no início da década de 1990 para que o espaço no subsolo do prédio principal pudesse ser usado como garagem de veículos, mas, devido às infiltrações, precisou ser escorado. Em razão da estrutura comprometida, o espaço do subsolo segue desativado.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Câmara

Notícias relacionadas