12 de agosto de 2025

Emoção, história e homenagens marcam os 203 anos da Câmara de Piracicaba

Reunião solene também celebrou os 258 anos de Piracicaba; personalidades da cidade e servidores do Poder Legislativo foram homenageados

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

O Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central, às margens do rio por onde pulsa o coração da cidade, foi palco da solenidade em comemoração aos 203 anos de fundação da Câmara Municipal de Piracicaba, que ocorreu em 11 de agosto de 1822, e ao aniversário do município, em 1º de agosto de 1767.

A solenidade atende ao Decreto Legislativo nº 19/2025, de autoria da Mesa Diretora, e foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, com a presença de autoridades, como os demais 22 vereadores, o prefeito Helinho Zanatta (PSD), o diretor do Fórum de Piracicaba, juiz Rodrigo Pares Andreucci e o deputado estadual Alex Madureira (PL).

A solenidade também foi dedicada a homenagens a 11 servidores que completaram 30 anos de trabalho no Poder Legislativo e ainda à entrega de 23 Títulos de Destaque Legislativo para personalidades físicas e jurídicas da cidade. A chegada dos convidados ao Teatro Erotides de Campos foi embalada pelo trio de músicos Leonardo Ramos, Felipe Yubai e Marcel Campos.

“A Câmara Municipal se tornou parte viva da história de Piracicaba”, discursou o presidente Rerlison Rezende. “Ao longo desse tempo, esta Casa cumpre com responsabilidade e empenho a missão de representar a população piracicabana, ouvindo, dialogando, construindo com a comunidade o futuro que desejamos para a nossa cidade. Que a Câmara Municipal siga sendo um espaço de diálogo, respeito e o trabalho pelo bem comum. E que, junto, o Legislativo, os servidores, a sociedade, o Executivo, possamos continuar construindo uma Piracicaba cada vez mais justa, próspera e acolhedora para as próximas gerações”.

O prefeito Helinho Zanatta enalteceu a importância do trabalho conjunto entre Poder Legislativo e o Poder Executivo para que a cidade se desenvolva. “Sem lei, sem instrumentos, o Poder Executivo não pode fazer nada porque é um servidor da população, através da nossa Câmara de Vereadores”, colocou. “São 203 anos de trabalho, 203 anos de história. Que juntos, consigamos construir um futuro melhor, mirando na história que Piracicaba, mas olhando para frente, como uma cidade que tem um potencial enorme para continuar desenvolvendo, para ser sede de região metropolitana”.

O representante do Poder Judiciário, juiz Rodrigo Pares Andreucci, salientou a iniciativa da Câmara em lançar os holofotes na solenidade com homenagens a servidores e a personalidades do município na comemoração de seu aniversário. “Isso é um exemplo de altruísmo da Câmara de Vereadores e vai servir também de exemplo para que outras pessoas possam, espelhando nos homenageados de hoje, buscarem ajudar sempre a cidade a evoluir”, afirmou.

Para o deputado estadual Alex Madureira, o Poder Legislativo atua de forma parceira ao fiscalizar as ações do Poder Executivo e atuar na discussão e aprovação das leis. “Os vereadores podem apresentar propostas para melhorar a vida das pessoas ou para facilitar a vida das pessoas, que esse é o objetivo de estar na vida pública”, disse. “A Câmara Municipal tem essa grande função de, além de discutir temas importantes, estar na linha de frente da população”.

30 anos de serviços — A homenagem a 11 servidores que completaram três décadas de prestação de serviços à Câmara de Piracicaba foi precedida de uma apresentação musical protagonizada por um grupo de três funcionários da Casa: Patrícia Venâncio, Laís Toledo e Everton Rodrigo Bráis, que interpretaram a canção “Andança”. Receberam a homenagem os servidores, através das moções de aplausos nº 18/2025 e 146/2025, de autoria da Mesa Diretora da Casa:

— Ana Maria Ometto Wrege

— Gerson Bocatto

— James Granziol

— João Ricardo Viccino

— José Alexandre Pereira

— José Tarciso de Souza Junior

— Martim Vieira Ferreira

— Milena Petrocelli Furlan Dionísio

— Valéria Frota Teixeira Mendes de Oliveira

— Walkiria Oliveira de Carvalho

— Fabrice Desmonts

Em nome dos homenageados, James Granziol destacou a frase citada pela servidora Ana Maria Ometto: “São 30 anos caminhando o mesmo caminho, mas não a mesma paisagem”, lembrou. “Nesses 30 anos de Câmara, nós passamos por muitas transformações pessoais e profissionais. A nossa Casa sempre esteve atenta às mudanças sociais, aos costumes. E a lei vem para regulamentar a vida em sociedade”.

Destaque Legislativo – Já a entrega do Título de Destaque Legislativo foi precedida da apresentação musical do cantor Felipe Yubai, com a canção "The Impossible Dream". A honraria foi destinada a personalidades físicas e jurídicas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento social, econômico, cultural e educacional de Piracicaba. Foram 23 homenagens, concedidas por cada um dos 23 vereadores:

— Vereadora Alessandra Bellucci - Vanessa Daniela de Andrade Lamatriz

— Vereador André Bandeira - Juliano Wasicovichi

— Vereador Ary Pedroso Junior - Dr. Adilson Gomes

— Vereador Cassio Luiz Barbosa - Elcian Granado

— Vereador Edson Bertaia - João Antonio de Oliveira Olavo e Noemi Mariano Leite Varella Lopes

— Vereador Fábio Silva – Associação Aliança de Misericórdia

— Vereador Felipe Gema - Luís Francisco Schievano Bonassi

— Vereador Gesiel de Madureira - Gidalton Lourenço da Silva

— Vereador Gustavo Pompeo - Juliano Meneghel Dorizotto

— Vereador Josef Borges - Lucimara Bortoletto

— Vereador Laércio Trevisan Jr. - Dr. Luiz Antônio Cunha

— Vereador Marco Bicheiro - José Coral, Kátia e Kelly

— Vereador Paulo Henrique - Carla Eleutério, Elaine Teixeira, Fernanda Barroso e Isabela Macedo

— Vereador Pedro Kawai - Pedro Isamu Mizutani

— Vereador Rafael Boer - Nailton Guimarães dos Santos

— Vereador Rai Almeida - Dorgival Henrique

— Vereador Renan Paes - Evandro Souza Evangelista

— Vereador Rerlison Rezende - Jairinho Mattos

— Vereador Silvia Morales - Cecílio Elias Netto

— Vereador Thiago Ribeiro - Vanderlei Antônio Quartarolo

— Vereador Valdir Vieira Marques - Gabriel Bilato

— Vereador Wagner de Oliveira (Wagnão) - Mauricio Metzker Quinelli

— Vereador Zezinho Pereira - Luís Fernando Magossi

Juliano Dorizotto falou em nome dos homenageados. “Parabenizo a todos os 23 vereadores que também estão escrevendo mais uma página, um capítulo importante da nossa história. Fazemos voto que também consigam deixar um importante legado para a nossa cidade”, colocou. “ Sobre os homenageados, independentemente da grandiosidade e do trabalho na área que cada um atua, temos algo em comum, que é a paixão por esta cidade, o orgulho de sermos piracicabanos, seja por nascimento ou por adotarem Piracicaba, ou seja, de core”.

Um dos pontos altos da solenidade foi a participação de outro homenageado, o jornalista Cecílio Elias Neto, que, aos 85 anos, declamou um poema que escreveu para Piracicaba no aniversário de 200 anos, com o título “Acalanto de um caipira apaixonado”. Após 58 anos, o texto ainda emocionou a todos os presentes. “O amor é infinito enquanto dura. E aí me veio a lembrança também ao coração: o meu amor por Piracicaba ainda dura, ainda dura há 58 anos passados”, disse. “Senhoras e senhores, eu vi, eu vivi. Eu acompanhei o que ocorreu nessa cidade desde os meus 16 anos de idade”.

Na solenidade, a Câmara Municipal de Piracicaba também recebeu homenagens da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), pelo presidente Maurício Benato, e do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba e Região), pelo presidente Erik Gomes.

Os piracicabanos também tiveram uma participação especial na reunião solene, com a exibição de um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara, em que cidadãos gravaram suas mensagens de amor à Piracicaba, através de uma câmera montada na praça José Bonifácio, no Centro da cidade.

Confira, no vídeo, a íntegra da reunião solene.

Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS