PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JANEIRO DE 2022

Ginasta é homenageada por participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio


Nicole Pircio é piracicabana e atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Ela foi homenageada pelo vereador André Bandeira (PSDB) na tarde desta terça-feira (11)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Nicole Pircio é atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Nicole Pircio é atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Homenagem foi realizada no hall da Sala da Presidência da Câmara

Homenagem foi realizada no hall da Sala da Presidência da Câmara
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Nicole, ao lado do vereador André Bandeira, de seu pais, amigos e autoridades municipais recebendo o Voto de Congratulações

Nicole, ao lado do vereador André Bandeira, de seu pais, amigos e autoridades municipais recebendo o Voto de Congratulações
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Momento da leitura do Voto de Congratulações

Momento da leitura do Voto de Congratulações
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Quadro alusivo à homenagem

Quadro alusivo à homenagem
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Nicole concedendo entrevista à TV Câmara

Nicole concedendo entrevista à TV Câmara
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Nicole Pircio é atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica



“O esporte nos ensina a ter disciplina e nos deixa mais corajosa.” A frase é da atleta Nicole Pircio Nunes Duarte, ginasta piracicabana, de 19 anos, que representou Piracicaba (SP) e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. À época a equipe brasileira encerrou a competição no 12º lugar no ranking geral de classificação.

Ela foi homenageada na tarde desta terça-feira (11), no hall da Sala da Presidência da Câmara, com Voto de Congratulações de iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), por meio do requerimento 774/2021, pela conquista de ótimos resultados na ginástica rítmica nas Olímpiadas realizadas no Japão, no ano passado.

Na carreira, conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze em Lima, no Peru. Porém, o sucesso não veio por acaso: “Eu tive que abrir mão de muitos momentos de lazer com a família, como festas de aniversários”, revelou. A atleta mora em Aracaju (SE) onde está localizado o Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica. Quando possível vem a Piracicaba para rever à família.

O interesse pela ginástica rítmica começou cedo, logo aos 10 anos de idade, após ter se admirado com a modalidade por conta de assistir a transmissões de competições pela televisão. Ao saber de uma seletiva em Piracicaba, pelo jornal, não teve dúvidas e se inscreveu para tentar praticar a modalidade.

Aprovada no teste, ela passou a integrar a equipe mantida pelo PDB (Programa Desporto de Base), oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). Foram três temporadas ao lado das professoras Helena Macchi e Mariana Winterstein. Além de confirmar a paixão pela ginástica rítmica, Nicole Pircio aprendeu os fundamentos básicos da ginástica rítmica.

O bom desempenho rendeu a ela o convite da técnica Virgínia Nobre para treinar, em 2016, na Unopar (Universidade do Norte do Paraná). Dois anos mais tarde, a ginasta disputou o Campeonato Brasileiro e foi observada por Camila Ferezin, treinadora da seleção brasileira, que a chamou para participar de uma seletiva para a equipe nacional quando a atleta possuía apenas 15 anos.

Ao lado dos pais Valdecir e Simone, do secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Ferreira Balbino e do assessor especial da Selam, João Francisco de Godoy, ela agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal, por meio do vereador André Bandeira, que por sua vez, destacou a participação de Nicole nas Olimpíadas, “independentemente dos resultados”.

“É uma menina, que desde muito nova começou a praticar esportes na nossa cidade e hoje está defendendo a Seleção Brasileira, Isso, para nós, é uma grande honra, pois o trabalho de muitos anos gerou resultados para uma sociedade melhor”, finalizou o parlamentar.

 

 

 

 

 



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem André Bandeira

Notícias relacionadas