22 de agosto de 2025

Fios do Bem apresenta projeto para crianças em tratamento contra com câncer

Rosani Fidelis de Oliveira, presidente da Ong, utilizou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (21)

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A presidente da Ong (Organização Não Governamental) Fios do Bem, Rosani Fidelis de Oliveira, utilizou a tribuna popular da Câmara, durante a 43ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (21), para apresentar aos vereadores e à população em geral a trajetória e o trabalho realizado pela entidade.

Ela contou que o início se deu em 2018 com a confecção de perucas temáticas destinadas a crianças em tratamento contra o câncer. Segundo Rosane, a o trabalho voluntário começou de forma simples, com materiais disponíveis. Ela apresentou um vídeo, mostrando como o trabalho é realizado. "Não é só uma peruquinha feita em lã, mas sim um amor pelas crianças", afirmou.

Rosani também citou também a colaboração e apoio da ex-vereadora Ana Pavão, que faleceu em 2023 vítima de câncer, e que abriu as portas do Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Cânce) para o projeto. A presidente destacou ainda o reconhecimento da Ong pela Câmara, que recebeu moção de aplausos do vereador André Bandeira (PSDB), possibilitando. “Hoje já vamos completar sete anos nesse trabalho com as crianças”, disse.

Rosane explicou que a ONG, além de levar perucas, realiza campanhas de Páscoa, Dia das Crianças, Natal, o um Realizando Sonhos. "A mãe, no momento desse, não tem cabeça para entender que o filho está passando por uma doença tão cruel e ele quer uma festa de aniversário. Então, nós, com uma equipe, com patrocinadores, fazemos as festas para realizar o sonho dessas crianças", disse. 

Ela contou que a Ong organiza festas temáticas e de aniversário para as crianças, com apoio de patrocinadores e parceiros. “Muitas delas nunca tiveram a oportunidade de estar em um bufê, e hoje conseguem viver essa experiência graças ao nosso trabalho”, disse.

A campanha “Doe Água e Transborde Amor” foi um dos pontos enfatizados por Rosane. “Uma criança em tratamento precisa de água especial, com pH baixo, para ter melhor qualidade durante o tratamento. Nós temos uma parceria com o Valter Águas, que com apenas um real, você doa um litro e meio de água e faz a diferença”, ressaltou. 

A ação distribui mensalmente cerca de 1.200 garrafas, beneficiando atualmente 35 crianças atendidas. Cada uma recebe 36 litros de água. “Se você perguntar para uma mãe em tratamento se ela prefere uma cesta básica ou um fardo de água, ela vai escolher a água. A comida é mais fácil de conseguir, mas a água, que parece banal, é fundamental e muitas vezes esquecida”, explicou.

Por fim, Rosane pediu apoio e visibilidade para ampliar as ações da entidade. “Se cada morador de Piracicaba ajudar com um real, não vai faltar água para essas crianças. O trabalho é feito com amor, autoestima e esperança, tanto para os pequenos quanto para seus pais, que vivem momentos de dor e dificuldade. Sozinhos é difícil, mas se nos unirmos, podemos vencer muitas coisas”, concluiu.

Confira a fala completa no vídeo anexo.

Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS