25 de agosto de 2025
Criação do selo 'Empresa Amiga do Autista' é aprovada em primeira discussão
Sessão marcou a entrada de um pacote de matérias de autoria do Executivo que tratam de alterações no Comdema, no Ipasp e em benefícios trabalhistas de servidores
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, em primeira discussão, proposta que prevê a concessão do selo "Empresa Amiga do Autista" a estabelecimentos empresariais que adotem políticas internas para a inserção de pessoas com TEA (transtorno do espectro autista) no mercado de trabalho.
O projeto de lei 179/2025 foi votado nesta segunda-feira (25), durante a 44ª Reunião Ordinária, e tem como autor o vereador Marco Bicheiro (PSDB), recebendo também as assinaturas de Rerlison Rezende (PSDB), Zezinho Pereira (União Brasil), Gesiel de Madureira (MDB), Felipe Gema (Solidariedade) e Edson Bertaia (MDB).
De acordo com a proposta, que ainda passará por nova análise em segunda discussão, serão consideradas iniciativas empresariais favoráveis à inclusão das pessoas com autismo a reserva de posto de trabalho específico que atenda às necessidades de cada indivíduo; a capacitação para o exercício de funções de maior remuneração; e a realização de campanhas de conscientização sobre o TEA.
Ainda conforme o texto apresentado por Marco Bicheiro, as empresas interessadas em obter o selo deverão comunicar que estão agindo em concordância com a lei à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio para que a pasta, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador, encaminhe candidatos com TEA para seletivas de emprego e eventuais cursos de capacitação.
As empresas detentoras do selo poderão utilizá-lo em rótulos e embalagens de seus produtos, na divulgação de serviços e da marca e em peças publicitárias. "Esse projeto de lei tem como objetivo enaltecer os estabelecimentos empresariais que promovam a inserção de pessoas com TEA em seu quadro de funcionários, para além da cota de pessoas com deficiência", justifica o autor do projeto, que foi saudado, após a votação do texto em primeira discussão, pelos colegas que assinam a proposta conjuntamente.
"Esse projeto vai honrar as empresas que atuam nessa área", disse Relinho, cujo filho tem o diagnóstico de TEA. "Tenho uma neta autista e vejo o sofrimento que é cuidar dessas pessoas", comentou Zezinho Pereira. Gesiel de Madureira enalteceu o exemplo de uma empresa de painéis solares de Piracicaba "que prioriza a contratação de mães e pais de autistas".
Somadas ao projeto de lei 179/2025, mais 50 proposituras foram aprovadas na 44ª Reunião Ordinária: outros nove projetos de lei, três projetos de decreto legislativo, oito moções e 30 requerimentos. A sessão marcou a entrada de um pacote de matérias de autoria do Executivo, que seguirão para a análise, primeiramente, da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e, depois, dos demais colegiados da Casa.
Entre as oito proposituras enviadas pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD) que iniciam tramitação na Câmara estão o projeto de lei complementar 16/2025 e o projeto de lei 279/2025, que alteram as formas de composição, respectivamente, do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba).
Também deu entrada o projeto de lei 282/2025, que institui vale-alimentação de R$ 270 mensais e vale-café da manhã de R$ 40 mensais aos servidores públicos municipais ativos da administração direta e indireta, em substituição, respectivamente, à cesta básica de alimentos e ao "Programa Café da Manhã".
Além desses, o projeto de lei 278/2025 visa instituir o serviço público de Loteria Municipal em Piracicaba, o projeto de lei 280/2025 dispõe sobre o uso oneroso de áreas do aeroporto municipal "Pedro Morganti" e o projeto de lei 281/2025 estabelece protocolos de segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade social. Detalhes de cada propositura podem ser conferidos na seção "Expediente", da 44ª Reunião Ordinária.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
28 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025