21 de outubro de 2025
Vereadores acompanham assinaturas de decretos sobre a Comunidade Renascer
Parlamentares estiveram no Centro Cívico para acompanhar assinatura de decretos que declaram área da Comunidade Renascer como de interesse social
Parlamentares da Câmara Municipal de Piracicaba acompanharam, na manhã desta terça-feira (21), a assinatura de quatro decretos pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), que declaram como de interesse social — para fins de posterior desapropriação onerosa (amigável ou judicial) — as quatro áreas que compõem o território da Comunidade Renascer, no bairro Novo Horizonte.
A medida, anunciada em coletiva de imprensa realizada no gabinete do prefeito, busca garantir segurança jurídica e proteção social às famílias que vivem no local. Da Mesa Diretora da Câmara, acompanharam o ato o vice-presidente Rafael Boer (PRTB), o primeiro-secretário Thiago Ribeiro (PRD), a segunda-secretária Alessandra Bellucci (Avante), o suplente da vice-presidência Gustavo Pompeo (Avante) e o suplente da segunda-secretaria Fabio Silva (Republicanos), que destacaram a relevância da ação e o compromisso do Legislativo com o diálogo e a busca de soluções conjuntas entre os poderes.
Também estiveram presentes Ary Pedroso Jr. (PL), Gesiel de Madureira (MDB), Paulo Henrique (Republicanos), Renan Paes (PL), Valdir Vieira Marques (PSD), o Paraná, Felipe Gema (Solidariedade), Josef Borges (Progressistas), Zezinho Pereira (União Brasil), e Wagner de Oliveira, o Wagnão (PSD).
Além dos parlamentares, participaram o vice-prefeito e secretário de Saúde, Sergio Pacheco, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Álvaro Saviani, o procurador-geral do município, Marcelo Maroun, o secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Edvaldo Brito, e o chefe de Gabinete Executivo, Francisco Duarte.
Segundo a Administração, os moradores do Núcleo Informal de Interesse Social (NIIS) Renascer vivem há anos na área, que já conta com serviços públicos consolidados — como unidades de saúde, escolas, equipamentos de assistência social e transporte coletivo — e com vínculos comunitários e de trabalho estabelecidos.
A decisão do Executivo ocorre após decisão da Justiça que determinou a reintegração de posse da área particular ocupada há cerca de cinco anos. A ação deveria ocorrer no dia 27 de novembro, porém, uma liminar suspendeu parcialmente a decisão, o impediria a desocupação de parte do terreno. Na sentença, a juíza Miriana Maria Melhado Lima Maciel havia determinado que o município buscasse alternativas habitacionais para cerca de 700 famílias da comunidade.
Embora o município não seja parte nas ações judiciais movidas pelos proprietários dos imóveis, o Centro de Comunicação Social da Prefeitura informou que Helinho Zanatta determinou o acompanhamento direto da tramitação dos processos e o início imediato do levantamento social e cadastramento das famílias, etapa que antecede a aquisição dos lotes pelos próprios moradores.
Ainda segundo o Executivo, os quatro decretos serão anexados aos autos para conhecimento da magistrada responsável pelo processo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
23 de outubro de 2025
23 de outubro de 2025
23 de outubro de 2025
23 de outubro de 2025