21 de outubro de 2025
Vereador cobra ações contra furto de fios e regulamentação de flanelinhas
Renan Paes, na Tribuna da 60ª Reunião Ordinária, falou sobre furto de fios na e sobre demora na regulamentação de projeto que veda atividade irregular de flanelinhas
O vereador Renan Paes (PL) subiu à Tribuna da 60ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (20), para falar sobre furtos de fios que acontecem na região central e em outros bairros da cidade. Ele iniciou sua fala exibindo uma notícia publicada em rede social que relata uma operação da Polícia Militar que resultou na prisão de cinco homens, presos por furto e associação criminosa, falou sobre dificuldades para que os chamados furtos de pequeno valor sejam inibidos:
“Pequeno valor para quem vende isso no ferro-velho ou na própria “biqueira”, mas para quem é furtado, para as vítimas, é de um valor muito alto. No caso, um furto desse nível de fios, dá um prejuízo de no mínimo uns R$ 3 mil reais para quem sofreu. E a nossa área central está sofrendo muito, principalmente a nossa área comercial, tendo em vista que nós não temos tantas residências quanto nos bairros residenciais. No centro, a área comercial sofre muito. Já nas áreas residenciais, na periferia principalmente, nós temos muitos furtos de fios devido à quantidade de usuários de drogas que transitam pelas ruas”.
Em seu discurso, Renan Paes também abordou relatos de munícipes sobre possíveis intimidações por parte de flanelinhas a fim de receberem valores, por meio de PIX, para tomarem conta de carros estacionados.
“Eu recebo diversas mensagens desse teor no meu Instagram, no meu direct e no WhatsApp. Nós aprovamos um projeto [de lei] que proíbe essa atividade aqui, mas a Prefeitura precisa regulamentar. Por quê? Apesar de ter sido sancionado, nós da Câmara não podemos atribuir funções ou obrigações onerosas ao Executivo. Mas o Executivo precisa regulamentar quem vai fiscalizar e como vai fiscalizar”, disse.
Ele concluiu: "nossa população está sofrendo, principalmente mulheres e idosos que não conseguem dar um 'chega para lá' nesses abusivos que chegam perto do veículo”.
O discurso completo de Renan Paes pode ser revisto no vídeo acima.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
23 de outubro de 2025
21 de outubro de 2025
21 de outubro de 2025
17 de outubro de 2025
