
05 DE MAIO DE 2025
Dez pessoas e instituições foram homenageadas por atuação no TG 02-028 e no Exército, em solenidade com participação de autoridades
A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, na quarta-feira (30), reunião solene em homenagem ao “Dia do Exército Brasileiro – Tiro de Guerra 02-028 Piracicaba”. A cerimônia foi instituída pelo decreto legislativo nº 19/2017, de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PL).
A homenagem contemplou dez pessoas e instituições vinculadas ao Exército Brasileiro e ao Tiro de Guerra. Foram homenageados: o 1º sargento Alessandro Caixêta do Nascimento; a Capelania UFP, representada por Douglas Domingos; o secretário municipal de Administração e Governo, João Victor Rossi de Blasco; o vice-diretor da Hyundai, Marcos Fonseca Oliveira; o tenente-coronel Matheus Barbosa, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas; o 1º sargento Melscedec Mezahab Anchieta da Costa, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-091, de São Pedro; a empresa Sakai Fotografias, representada por Paulo Enrique de Lima Teixeira; o representante da Unimed Piracicaba, Sérgio Antonio Fortuoso; o 1º Subgrupamento do 16º Grupamento de Bombeiros, representado pelo tenente Lucas Senoni; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira (Juca).
O vereador Laércio Trevisan Júnior destacou a relevância da solenidade ao afirmar que se tratava de um momento de reconhecimento, valorização da história e celebração institucional. Ao abordar o papel do Tiro de Guerra na formação da juventude, ressaltou que a participação dos atiradores resulta de um processo seletivo, baseado no interesse e no compromisso com a trajetória militar. Dirigindo-se aos jovens presentes, concluiu: “Essa amizade que vocês fazem vai ser por décadas, vai continuar sendo.”
O tenente-coronel Matheus Barbosa, que representou os homenageados da noite, ressaltou o valor simbólico da data e destacou a relevância do Tiro de Guerra 02-028 para a cidade de Piracicaba. Ao enaltecer a atuação de instituições e personalidades que contribuem com a formação cívico-militar, dirigiu-se aos jovens presentes com uma mensagem de incentivo à vivência e aos vínculos construídos no serviço: “Valorizem e aproveitem esse momento, que passa rápido, e que vocês levem essas amizades para sempre.”
Na sequência, o subtenente Erandir Barroso de Sousa, representante do Tiro de Guerra 02-028, abordou a importância estratégica do Exército Brasileiro tanto na defesa nacional quanto nas ações de ajuda humanitária. Reconheceu o empenho dos militares que atuam em diversas regiões do país e reforçou o compromisso do Tiro de Guerra com a comunidade local. Encerrando sua fala, afirmou: “O legado que nós herdamos e a responsabilidade é enorme, mas tenho certeza de que somos capazes de representar com orgulho o Exército invicto de Caxias e o TG de Piracicaba.”
João Victor Rossi de Blasco, secretário municipal de Administração e Governo e também homenageado, relembrou sua experiência como ex-atirador e destacou o papel do Tiro de Guerra na formação de cidadãos comprometidos com os valores democráticos. Ao refletir sobre a trajetória da unidade, afirmou: “A cada jovem que veste a farda verde-oliva, renova-se em nossa sociedade a esperança de um Brasil mais forte, mais justo e mais solidário.”
Também fizeram uso da palavra o vereador Renan Paes (PL), que compartilhou sua vivência como ex-atirador; o presidente da Unimed, Dr. Carlos Youssef, que ressaltou valores como patriotismo e respeito; o vice-presidente do SIMESPI, André Simioni, que enalteceu o papel social do TG; e o CB Antonio Carlos Longo, presidente da Associação dos Militares da Reserva do Exército, que destacou sua trajetória na corporação.
A mesa de honra foi composta pelo vereador Laércio Trevisan Júnior; vereador Renan Paes; o secretário João Victor Rossi de Blasco; o tenente-coronel Matheus Barbosa (EsPCEx – Campinas); o subtenente Erandir Barroso de Sousa (TG 02-028); o CB Antonio Carlos Longo (Associação dos Militares da Reserva do Exército); o vice-presidente do SIMESPI, André Simioni; e o presidente da Unimed Piracicaba, Dr. Carlos Youssef.
A reunião foi aberta ao público e teve transmissão ao vivo pelos canais digitais da Câmara Municipal de Piracicaba.