28 de dezembro de 2025
Câmara lamenta morte da ex-vereadora Esther Sylvestre da Rocha
Historiadora formada pela USP e educadora, Esther foi vereadora entre os anos de 1993 e 1996
A Câmara Municipal de Piracicaba lamenta o falecimento da ex-vereadora Esther Sylvestre da Rocha, aos 88 anos, ocorrido neste domingo (28).
Historiadora formada pela USP e educadora, Esther foi vereadora entre os anos de 1993 e 1996, ano em que se candidatou a prefeita. Ela atuou por mais 14 anos na administração pública, como assessora, secretária municipal de Administração e na secretaria-chefe do gabinete do ex-prefeito José Machado.
Esther dedicou décadas ao magistério em Piracicaba, onde ingressou na rede estadual em 1970. Lecionou por 22 anos na Escola Estadual José de Mello Moraes e por sete anos no CLQ.
Em 2023, recebeu da Câmara a Medalha de Mérito Legislativo, em reconhecimento à sua trajetória e aos serviços prestados à cidade. Ela também recebeu homenagem da Casa em março de 2020, na Semana da Mulher, ao lado de outras ex-vereadoras.
A Câmara se solidariza com familiares e amigos e manifesta suas mais sinceras condolências.
Seu corpo será velado nesta segunda-feira (29), das 8h às 13h, na sala esmeralda do Memorial Piracicaba (rua Cajobí, 326, Parque Continental/Chicó, e o momento de memória será às 13h15, no mesmo local.
Homenagem - Durante a 31ª Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na manhã de segunda-feira (29), os vereadores prestaram um minuto de silêncio em homenagem à ex-vereadora Esther Sylvestre da Rocha. A homenagem foi solicitada pelos vereadores Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, e Laércio Trevisan Jr. (PL).
Companheira de partido, a vereadora Rai de Almeida (PT) também aproveitou para usar espaço como oradora para lembrar do legado de Esther na cidade. Ela lembrou que "a trajetória de Esther extrapola o tempo simbólico da homenagem". Segundo ela, a luta travada pela ex-vereadora permanece presente na vida das pessoas e nas causas sociais defendidas por ela ao longo de sua atuação pública.
Raiclassificou o momento como especialmente triste para a vida partidária e política da cidade. Ela afirmou que, embora a perda seja física, Esther permanece presente no legado de luta por justiça social, igualdade e transformação da sociedade.
Diversos parlamentares se pronunciaram para registrar pesar. O vereador Fábio Silva (Republicanos) manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Esther, prestando condolências. Já o vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou a relevância da ex-vereadora como liderança da cidade e ressaltou sua contribuição para a educação em Piracicaba.
O vereador Renan Paes (PL) também apresentou voto de pesar à família de Esther, lamentando a perda da ex-parlamentar.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
11 de fevereiro de 2026
11 de fevereiro de 2026
11 de fevereiro de 2026
10 de fevereiro de 2026
