PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2024

Acervo histórico online da Câmara disponibiliza 156 novos documentos


Registro inclui atas das sessões camarárias, apuração de votos da Vila de Limeira e comemorações do nascimento de príncipes imperiais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Samuca Miazaki (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

7º Livro de Atas da Câmara de Piracicaba (1843-1847) digitalizado e disponível online

7º Livro de Atas da Câmara de Piracicaba (1843-1847) digitalizado e disponível online
Foto: Samuca Miazaki (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba

Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba
Foto: Samuca Miazaki (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Brenno Rodrigo Monteiro e Gabriel Tenório Venâncio

Brenno Rodrigo Monteiro e Gabriel Tenório Venâncio
Foto: Samuca Miazaki (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Giovanna Calabria

Giovanna Calabria
Foto: Samuca Miazaki (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Dayane Cristina Soldan

Dayane Cristina Soldan
Foto: Samuca Miazaki Salvar imagem em alta resolução

7º Livro de Atas da Câmara de Piracicaba (1843-1847) digitalizado e disponível online



Os 156 documentos que compõem o 7º Livro de Atas da Câmara de Piracicaba foram disponibilizados ao público nesta quarta-feira (7). A série documental pode ser acessada no Acervo Histórico Online (ATOM) da Câmara, através do link https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/livro-de-atas-1843-1847.

O acervo digital do 7º Livro de Atas é composto por registros das sessões camarárias de 1843 a 1847. “Entre as discussões e deliberações dos vereadores da época, é possível ter um vislumbre da organização administrativa, social e contextual de a Piracicaba em meados do século XIX”, explicou a arquivista Giovanna Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba.

Brasil Império – A arquivista destacou que o registro do 7º Livro de Atas tem um contexto histórico “interessante”, visto que entre os anos de 1843 a 1847 o Brasil passava por um período específico do Segundo Reinado, a chamada “Consolidação”, ocorrida após a coroação antecipada de Dom Pedro II como imperador. “Eles (os vereadores) discutem as comemorações, porque nesse período nascem dois príncipes, o príncipe Dom Afonso e a Princesa Isabel”, relatou.

Como as notícias demoravam para chegar, as comemorações eram realizadas semanas ou meses depois do nascimento dos príncipes. “Normalmente o que mais se encontra nos arquivos é que eles (população de Piracicaba) mantinham a luz acesa em certos períodos e combinavam uma data para entoar um cântico para louvar no momento”, contou a arquivista.

O registro em ata do nascimento do príncipe Dom Afonso e da princesa Isabel podem ser acessados, respectivamente, nos links https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/fmtb-wm6g-b7rf e https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/dp6y-f7wq-wn2z.

Limeira – O acervo também possui registros da apuração dos votos da nova Vila de Limeira, anteriormente chamada de Freguesia de Limeira. “Nesse período Limeira se eleva à Vila e tem que constituir sua Câmara Municipal, sua casa de leis. O registro é da eleição desses vereadores que vão ocupar um lugar que não existia antes”, explicou a arquivista Dayane Cristina Soldan, do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. Segundo a arquivista, “muito provavelmente” por não existir ainda uma Câmara formada, as discussões vinham para Piracicaba que já havia constituído poder político. O registro encontrado nos arquivos da Câmara é do dia 3 de julho de 1844: https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/x6cp-4hfe-5bgx.

Acervo - O estagiário de história Gabriel Tenório Venâncio foi responsável pelo trabalho de descrição e transcrição do 7º Livro de Atas da Câmara Municipal de Piracicaba (1843-1847) e o estagiário de história Brenno Rodrigo Monteiro realizou a digitalização de todos os registros presentes do livro, garantindo o acesso e a leitura dos documentos originais em sua integra.

Com as novas inclusões, o acervo histórico da Câmara Municipal de Piracicaba passa a constar com aproximadamente 6.200 itens documentais, disponíveis de maneira online a toda a população interessada.

Atom – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis.

Acesso ao Atom: https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Achados do Arquivo

Notícias relacionadas