
23 DE DEZEMBRO DE 2020
Vereador reeleito pelo Cidadania avalia que trabalho para “resolver problemas” foi fundamental na conquista de vaga na Câmara.
Foi uma tragédia pessoal que levou o empresário Wagner Alexandre de Oliveira, 49, a buscar a atuação política “como uma forma de ajudar as pessoas”, como ele próprio classifica. O falecimento de sua mãe, Neusa Carmen, em 2006, por conta de um erro médico fez com o que, desde então, ele passasse a se dedicar para buscar atendimento médico a quem necessita deste serviço essencial.
“Eu perdi a minha mãe e, por conta disso, passei a me questionar onde é que está o problema em que eu possa ser útil para que não aconteça com outras pessoas, cheguei a pensar em montar uma ONG (organização não-governamental), mas entendi que poderia a contribuir para agilizar esse serviço indo pessoalmente”, relembra Wagnão, como é chamado.
Uma década depois em que começou a servir como um fiscalizador dos serviços públicos de saúde, contribuindo para diversas pessoas conseguirem consultas, exames e cirurgias, veio o reconhecimento público: em 2016, foi eleito pelo PHS para o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Piracicaba, com 1654 votos, na ocasião ficou em 20º lugar entre os parlamentares.
De poucas palavras, mas preocupado em atender a população que o procura, Wagnão alcançou, em seu primeiro mandato, cargo na Mesa Diretora, ao ser eleito como 2º-secretário. Neste período, ficou como responsável pela gestão da Tribuna Popular, importante espaço de participação popular na Casa para a população. Outro cargo é a relatoria da Comissão de Saúde e Promoção Social.
Ele atribui a eleição em 2020 à confiança da população no trabalho que exerce, desde antes da vereança. “A minha base eleitoral é pela saúde, eu luto pelas pessoas que necessitam de atendimento nesta área. Então, vou vejo onde é que está o problema caso não tenha agilidade, porque está parado ou esperando, enfim, foram quatro anos trabalhando desta maneira para não deixar a máquina administrativa parar”, salientou, ao enumerar também ações na Zona Rural, “que conheço muito bem e tenho ajudado a população nesta região”.
Agora no Cidadania, Wagnão conquistou 2039 votos em 2020. Em uma eleição em que a maioria dos reeleitos tiveram queda na votação, o parlamentar conseguiu ampliar sua base. “Me sinto grato porque as pessoas foram gratas e acreditam em mim daqui para frente. O compromisso e a responsabilidade se tornam ainda maiores. É o resultado de quem planta flor e colhe amor”, disse.
Sobre as perspectivas de um novo governo municipal, a partir de 2021, com a eleição do empresário Luciano Almeida (DEM) como prefeito municipal, Wagnão acredita no processo político a partir do diálogo. “Eu acho importante que o Executivo sempre nos dê tempo hábil para analisar os projetos que encaminhar e sempre ter a disposição para conversar, porque é o que posso garantir da minha parte, a partir disso a gente constrói um bom relacionamento”, disse.
Wagnão avalia que o desafio do próximo ano é o foco na saída da pandemia e a busca pela melhoria dos serviços para a população. “Tivemos um ano muito difícil, com um enfrentamento histórico, que está sendo o novo coronavírus, e sair desta situação deverá ser, sem dúvida, nosso maior interesse”, finalizou.