26 de janeiro de 2026

PL institui “Passeio de Boia no Rio Piracicaba” no Calendário do Município

Projeto de lei é de autoria do vereador Wagnão (PSD)

O vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (PSD), protocolou nesta segunda-feira (26) o projeto de lei 9/2026 que institui o “Passeio de Boia no Rio Piracicaba” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Piracicaba e acrescenta dispositivos na Lei nº 10.137/2024”.

O PL acresce na lei 10137/2024, que dispõe sobre a consolidação da legislação municipal referente ao Calendário Oficial de Eventos do Município de Piracicaba, o artigo 173C com a seguinte redação: “Passeio de Boia no Rio Piracicaba”: segunda quinzena do mês de janeiro.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador Wagnão afirma que a inclusão do tradicional Passeio de Boia no Rio Piracicaba no Calendário Oficial é de extrema importância, pois este evento não só celebra a rica herança cultural e histórica da região, mas também promove um significativo impacto econômico e social. O vereador ainda frisa que a inclusão no calendário é uma medida que beneficia não apenas a economia local, mas também o bem-estar e a coesão social da comunidade, reforçando o orgulho e a identidade cultural dos piracicabanos.

O vereador destaca no texto da justificativa que o Passeio de Boia no Rio Piracicaba é um evento independente, sem apoio oficial, com recomendação restrita do uso de colete salva-vidas e destaca a importância da preservação das tradições, valorizando a identidade cultural local e promovendo o turismo na região.

Organizada por amigos, iniciou-se nos anos de 1990 e consolidou-se na forma atual por volta de 2020, no mês de janeiro e ficou conhecido por reunir centenas de pessoas com câmaras de ar, que se reúnem no Largo dos Pescadores da Rua do Porto, onde iniciam a descida pelo Rio de Piracicaba, em um percurso de aproximadamente 14 km até alcançarem a rampa do bairro Ártemis.

Após dar entrada na Casa em reunião ordinária, o projeto de lei seguirá para análise da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação).

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS