
03 DE SETEMBRO DE 2018
Pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação a emendas não foram concluídos, o que levou ao adiamento das reuniões extraordinárias que haviam sido convocadas.
Visão geral do plenário "Francisco Antonio Coelho" na noite desta segunda-feira
Foi adiada a votação de alterações no PPA (Plano Plurianual) do município para o período de 2018 a 2021 que estava prevista para ocorrer em reuniões extraordinárias convocadas para a noite desta segunda-feira (3). Com isso, o cronograma que também inclui a deliberação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2019 sofreu alterações.
O adiamento deve-se ao fato de ainda não terem sido concluídos os pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação às emendas cujo prazo para protocolo expirou às 17h da última sexta-feira (31).
Nesta segunda-feira, o presidente Matheus Erler (PTB) comunicou as novas datas das deliberações: as alterações no PPA serão analisadas na quinta-feira (6), enquanto a votação da LDO foi agendada para a próxima segunda-feira (10) ––nos dois casos, em sessões extraordinárias que acontecerão após a reunião ordinária da noite.
PAUTA - Com 22 proposituras, a pauta da Ordem do Dia da 49ª reunião ordinária foi aprovada na íntegra, com um projeto de decreto legislativo em redação final; um projeto de decreto legislativo, cinco moções e seis requerimentos em discussão única; quatro projetos de lei em segunda discussão; e cinco projetos de lei em primeira discussão.
Em regime de urgência, os vereadores aprovaram o requerimento 473/2018, em que Laércio Trevisa Jr. (PR) questiona o Executivo sobre o fornecimento de ração à organização não-governamental Vira Lata Vira Vida.
Durante o intervalo regimental da sessão, Thiago Pereira da Silva e Pedro Domingos, que são surdos, ocuparam a tribuna para manifestar apoio à iniciativa da TV Câmara de, desde o último dia 27, transmitir as reuniões ordinárias com tradução de intérprete de Libras. Com a ajuda de Thiago Henrique, profissional contratado para a função, Silva revelou estar "muito feliz com essa evolução".
POSSE - A 49ª reunião ordinária teve, ainda, o ato de posse do suplente Chico Roncato (PSD), que assume até outubro a cadeira de Paulo Campos (PSD), em licença. É a segunda vez no ano que a substituição acontece ––a primeira ocorreu em março.
A Tribuna Popular foi ocupada por Eliana Cezário, que falou sobre o imbróglio envolvendo o residencial Vida Nova em Piracicaba, e por Gustavo Pompeo, que fez uma reflexão sobre os investimentos de governos na população jovem.
Antes, o vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), entregou a moção de aplausos 95/2018 a Paulo Augusto Medeiros, bicampeão brasileiro de kung-fu.
Pela TV Câmara, com transmissão também por Libras, os trabalhos legislativos podem ser acompanhados a partir das 19h30 nos canais 8 da Net, 9 da Vivo TV e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube. A rádio Câmara Web e a rádio Educativa FM também transmitem a reunião ordinária a partir, respectivamente, de 19h30 e 20h.