23 de setembro de 2025
Visita a Estação Ecológica destaca importância de proteção do muriqui-do-sul
Silvia Morales visitou a Estação Ecológica do Barreiro Rico, localizada entre os municípios de Piracicaba e Anhembi, que abriga esta e outras espécies ameaçadas
Na manhã da última sexta-feira (19), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, promoveu uma visita guiada à Estação Ecológica do Barreiro Rico, localizada entre os municípios de Piracicaba e Anhembi.
A atividade contou com a presença de integrantes do grupo Planeja Pira, estudantes da Esalq e representantes da CCarbon (Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical), da Chácara Brasil, do Instituto Federal, da agência de ecoturismo Nas Nuvens, e de ativistas na área ambiental. O grupo foi recepcionado pelo gestor da Unidade de Conservação, João Marcelo Elias, e pelo biólogo Valdir Felipe.
Criada em 2006, a Estação Ecológica é uma unidade estadual de proteção integral gerida pela Fundação Florestal, que tem como objetivos preservar a natureza, promover a educação ambiental e fomentar pesquisas científicas. O local abriga uma rica biodiversidade, mas enfrenta desafios relacionados à fragmentação florestal e às pressões antrópicas. Entre seus principais atributos está a proteção de remanescentes de florestas estacionais semidecíduas e enclaves de cerrado, além de espécies ameaçadas da fauna e flora, como o macaco muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides).
Com o intuito de valorizar a preservação dessa espécie, a vereadora Silvia Morales protocolou o projeto de lei 275/2025, que propõe instituir o Dia do Macaco Muriqui-do-Sul no Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba. A proposta já tramita na Câmara e deve ser votada em breve.
O muriqui-do-sul é o maior primata das Américas. Alimenta-se de frutos, folhas, flores e lianas, vive em grupos cooperativos sem hierarquia definida e pode atingir até 15 kg e 59 cm de comprimento, com expectativa de vida entre 30 e 40 anos. Atualmente, restam poucos indivíduos na região, e a população segue em declínio, sobretudo pela perda e fragmentação do habitat e pelos incêndios florestais. A população mais interiorana da espécie no Estado de São Paulo encontra-se apenas na Estação Ecológica do Barreiro Rico, reduzida drasticamente nas últimas décadas. Hoje, o muriqui-do-sul integra a lista oficial de espécies ameaçadas de extinção.
“A instituição dessa data é fundamental para fomentar ações de conservação nas unidades ambientais e em suas áreas de entorno, sendo uma estratégia concreta de mobilização social e educacional em prol da preservação”, destacou a vereadora Silvia.
O gestor da Estação, João Marcelo Elias, reforçou a importância da espécie, classificada como “guarda-chuva” por ajudar a preservar também outros animais e a floresta onde habita.
“Tivemos o prazer de receber a visita da vereadora Silvia e de seus convidados, e agradecemos a proposta do projeto de lei que cria essa data, visto ser muito importante para fomentar práticas de conservação ambiental, visto que a Estação representa o último reduto desses primatas”, afirmou.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
23 de setembro de 2025
23 de setembro de 2025
22 de setembro de 2025
19 de setembro de 2025