12 de setembro de 2025
Vereadora quer saber os planos do Executivo para redução de riscos climáticos
Requerimento de Silvia Morales foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, pergunta ao Executivo quais ações da iniciativa "Construindo Cidades Resilientes", da ONU (Organização das Nações Unidas), foram executadas em Piracicaba desde 2022, ano em que a cidade aderiu ao tratado. O questionamento está no requerimento 1.026/2025, aprovado nesta quinta-feira (11), na 49ª Reunião Ordinária.
A parlamentar indaga, caso tais ações já tenham sido postas em prática, se elas foram registradas e disponibilizadas publicamente; caso ainda não tenham sido executadas, Silvia Morales questiona se há um cronograma para ocorrerem e se existe planejamento da Defesa Civil junto ao SIMPDEC (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) para coordená-las.
"Quais são as estratégias e ações previstas no plano de governo da atual gestão da Prefeitura no que tange à redução de riscos de desastres e ao fortalecimento da gestão de riscos no âmbito local?", pergunta a vereadora, ao recordar que, quando candidato, o hoje prefeito Helinho Zanatta (PSD) assinou a carta da ComClima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas) indicando o compromisso de fortalecer a Defesa Civil e elaborar o diagnóstico previsto na iniciativa "Construindo Cidades Resilientes".
A autora do requerimento também pergunta se o município pretende "aproveitar as potenciais oportunidades para priorização nas ações da União em gestão de risco e gerenciamento de desastres, conforme notas técnicas do governo federal, e articular-se com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para adesão e implementação da iniciativa 'AdaptaCidades', levando-se em conta que Piracicaba ficou em 11º lugar no ranking paulista".
A nota técnica 1/2023, da secretaria-adjunta de Recursos Hídricos, ligada à Casa Civil, aponta que Piracicaba está na lista dos 1.942 municípios brasileiros mais suscetíveis às ocorrências de deslizamentos, enxurradas e inundações para serem priorizados nas ações da União em gestão de risco e de desastres naturais, com 2.812 pessoas em áreas mapeadas como sendo de risco a essas ocorrências. Já a nota técnica 10/2025, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, indica que Piracicaba está na lista de municípios prioritários para a iniciativa "AdaptaCidades", por estar suscetível ao risco climático.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025