09 de setembro de 2025

Vereadora quer detalhes sobre atendimentos a gestantes e lactantes na zona norte

Rai de Almeida busca informações sobre possíveis problemas em atendimentos durante o pré-natal e distribuição de fórmulas para bebês que não estão em aleitamento materno

Em requerimento aprovado nesta segunda-feira (8), durante a 48ª Reunião Ordinária, a vereadora Rai de Almeida (PT) pede informações sobre possíveis problemas no atendimento das gestantes e lactantes da região norte de Piracicaba.

Ela relata, no requerimento 967/2025, ter recebido a informação de que “existem gestantes da região norte do município sem atendimento adequado de pré-natal ou com atraso em seu início e, também, lactantes sem acesso a fórmulas infantis para seus bebês”.

Assim, a parlamentar busca detalhes sobre como está sendo feita a distribuição das fórmulas infantis para suprir as necessidades nutricionais de bebês que não estão em aleitamento materno e quais são os critérios utilizados para o cadastro desses bebês.

Ela também questiona se o acompanhamento pré-natal das gestantes, incluindo as de alto risco, “está sendo cumprido dentro do período apropriado para garantir a saúde da gestante e de seu bebê” e se existem gestantes de alto risco que não foram atendidas dentro do prazo. Caso isso tenha ocorrido, ela pede que o atraso seja justificado.

Por fim, Rai de Almeida também busca saber como está sendo feito no município o atendimento e o procedimento cirúrgico de laqueadura tubária, segundo a Lei nº 14.443/2022, no caso de mulheres de múltiplas gestações que desejam prevenir a gravidez indesejada na região norte da cidade.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583