09 de setembro de 2025

Vereadora pede informações sobre falta de medicamentos e insumos em duas USFs

Rai de Almeida (PT), em requerimento aprovado nesta segunda (8), questiona possível falta de medicamentos básicos nas USFs do Bosque dos Lenheiros II e do Jardim Gilda

A falta de medicamentos e equipamentos de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF) Bosque dos Lenheiros II e Jardim Gilda é abordada em requerimento de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), aprovado na noite desta terça-feira (8) na 48ª Reunião Ordinária.

“Chegou ao nosso conhecimento que, desde o início do ano até o presente momento deste requerimento, as Unidades de Saúde da Família dos bairros Bosque dos Lenheiros II e Jardim Gilda enfrentam a falta de medicamentos básicos da assistência farmacêutica, assim como outros insumos essenciais para a prestação da assistência à saúde e para o correto tratamento pelo munícipe. Consta na denúncia que mais de 30 medicamentos estão em falta neste referido período. Entre os medicamentos estão: Fluoxetina, Levotiroxina e Insulina, sendo estes de uso contínuo e cuja interrupção do tratamento pode agravar comorbidades e o quadro geral de saúde”, informa o requerimento 966/2025.

A vereadora também cita na propositura ter recebido a informação de que cadeiras de dentista estão quebradas nas USFs Bosque dos Lenheiros II e Jardim Gilda, "e sobre uma solicitação oficial da Comissão Local de Saúde destes bairros para o uso do Centro de Educação Digital, centro odontológico e farmácia municipal da atenção básica, que até o momento não foi respondido e/ou justificado sobre o assunto”.

Assim, Rai de Almeida quer saber se os medicamentos citados deixaram de ser distribuídos nas USFs mencionadas em algum período entre janeiro e agosto de 2025 e pede uma justificativa para essa eventual ausência, “uma vez que são componentes básicos da assistência farmacêutica e itens da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume)”.

Ela também quer saber se outros medicamentos e materiais de assistência de saúde estiveram em falta no mesmo período e se algum munícipe diabético e insulinodependente, cadastrado nas USFs do Bosque dos Lenheiros II e Jardim Gilda, deixou de receber o aparelho de medição de glicose, bem como o kit para acompanhamento e continuidade de seu tratamento em casa e, em caso positivo, há quanto tempo essas pessoas estão esperando pela entrega do aparelho.

A parlamentar também busca detalhes sobre os critérios da gestão farmacêutica municipal para a distribuição desses aparelhos e de como se dá o cadastro e a retirada do glicosímetro pelos usuários, além de qual método de controle é utilizado. Ela pede que sejam apresentados documentos comprobatórios dos pedidos de aparelhos à Farmácia Municipal da Atenção Básica, bem como o registro de sua retirada pelos usuários das unidades citadas.

Por fim, ela também pergunta sobre prazos para conserto ou substituição das cadeiras de dentista que se encontram quebradas e indaga se os atendimentos odontológicos, “bem como a saúde do profissional”, estão sendo afetados com isso.

A propositura segue agora para análise pelo Executivo. 

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583