09 de setembro de 2025

Requerimento pergunta se fila para radioterapia foi zerada após novo equipamento

Requerimento de Rai de Almeida pede informações sobre quantidade de atendimentos após instalação do acelerador linear Infinity na Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou nesta segunda-feira (8), durante a 48ª Reunião Ordinária, requerimento que pede informações sobre o atendimento de pacientes “que precisam de radioterapia após a instalação do acelerador linear Infinity na Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba”.

Rai de Almeida (PT), autora do requerimento 1002/2025, pondera que “o câncer é uma das principais causas de mortalidade no Brasil, e a radioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico”, e que a recente instalação do acelerador linear Infinity “foi anunciada como um marco para a cidade, capaz de zerar a fila de espera e proporcionar mais eficiência e qualidade nos atendimentos”.

Assim, a parlamentar questiona se a fila de espera para tratamento radioterápico no município foi efetivamente zerada, bem como quantos pacientes encontram-se, atualmente, em tratamento ativo de radioterapia na Santa Casa.

Ela também quer saber qual era o número médio de pacientes na fila de espera antes da instalação do novo equipamento, bem como qual a atual capacidade de atendimento mensal do acelerador linear.

Rai de Almeida, por fim, também pergunta quais medidas estão sendo adotadas para assegurar a manutenção da ausência de fila e a continuidade do acesso rápido e universal ao tratamento.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583