09 de setembro de 2025

Vereadora aponta problemas gerados pelo fechamento da PSF do bairro IAA

Unidade de Atendimento do bairro IAA foi fechada por conta de problemas estruturais e usuários precisam se deslocar para unidade de Santa Teresinha

A vereadora Rai de Almeida (PT) visitou, nesta segunda-feira (8), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Teresinha. A unidade está recebendo servidores e a comunidade do IAA, pois a unidade do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro foi fechada pela prefeitura devido a problemas estruturais no prédio.

Dentre os diversos problemas decorrentes dessa situação, apontados pela vereadora, está a necessidade de os usuários do PSF do IAA se deslocarem por quilômetros até a UBS de Santa Teresinha para serem atendidos. "Isso é um absurdo", afirmou Rai de Almeida.

"Como é que a população que precisa de cuidados médicos vai se locomover por até cinco quilômetros até a UBS da Santa Teresinha? É evidente que a maioria da população do IAA não consegue vir até Santa Teresinha e, por isso, está ficando sem atendimento médico", denuncia a vereadora Rai de Almeida. Ela também alerta que muitos pacientes são idosos e que o transporte público "não dá conta de atender a essa demanda".

Outro problema apontado pela parlamentar é o transtorno em que os servidores da saúde se veem inseridos devido ao acúmulo de atendimento das duas comunidades em uma única unidade de saúde. "As servidoras e servidores do PSF do IAA foram deslocados para a UBS de Santa Teresinha e precisam disputar, nessa unidade, o pouco espaço para atendimentos que ela possui. É uma vergonha! Não há espaço para as duas equipes de saúde nessa unidade e, evidentemente, os servidores precisam se desdobrar para darem conta dos atendimentos. A situação é precária!", aponta a vereadora.

De acordo com a parlamentar, apesar da necessidade de interdição do prédio, transferir os atendimentos para Santa Teresinha "não tem o menor cabimento. É uma afronta à população e aos profissionais da saúde que trabalham nessas unidades. A prefeitura tem o dever de alugar um espaço no IAA para que o atendimento seja feito lá. Não dá para esperar meses ou mesmo anos para que um novo prédio seja construído".

Ela ainda acrescenta: "Estamos aqui trazendo a público essa situação e vamos dar prosseguimento à nossa fiscalização e denúncia. Estamos publicamente cobrando do senhor prefeito Hélio Zanatta e de seu secretário de saúde que resolvam de imediato essa situação. Bem como também podemos apresentar uma representação ao Ministério Público se o problema não for resolvido com brevidade".

Texto: Assessoria parlamentar
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583