05 de agosto de 2025
Vereadora critica projeto de licenciamento ambiental e violência contra a mulher
Rai de Almeida, em discurso na tribuna da Câmara nesta segunda (4), criticou aprovação do projeto de lei federal 2159/2025, sobre licenciamento ambiental
A vereadora Rai de Almeida (PT), em discurso na tribuna da 39ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada na noite desta segunda-feira (4), criticou o projeto de lei 2159/2021, sobre licenciamento ambiental, que foi aprovado recentemente no Congresso Nacional.
"Ele foi votado pelos deputados federais no dia 17 de julho e traz uma série de problemas de natureza ambiental. Esse projeto remete aos anos 70, quando não havia legislação para o licenciamento de determinados projetos, o que causou prejuízos imensos para a sociedade. Não por acaso, em Cubatão, crianças nasceram sem cérebro, e nos lembramos disso. Esse projeto da devastação, se for levado a efeito, com certeza será vetado pelo Presidente Lula, pois estamos acompanhando as discussões feitas pelo governo federal. Ele será vetado, e o governo encaminhará um novo projeto para substituí-lo", afirmou a vereadora.
A parlamentar também criticou o que classificou como "ataque dos Estados Unidos ao Brasil, à soberania do nosso país", referindo-se às taxas comerciais recentemente impostas às exportações brasileiras.
"Há a questão do ataque econômico das taxas, da taxação, mas também há um ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas com coragem, pulso firme e respeito às instituições, Alexandre de Moraes tem feito a defesa e levado a efeito o processo de tentativa de golpe, mediante força e depredação do patrimônio público, levar para que as pessoas que praticaram esse ato de terrorismo, de tomar de assalto o Estado, paguem pelas penas", falou.
Rai de Almeida também lamentou recentes casos de violência contra as mulheres relatados pela mídia e destacou as ações do Agosto Lilás, mês dedicado à discussão do tema.
"No dia 7 de agosto, daremos início ao Agosto Lilás com uma agenda em que vamos discutir a violência contra a mulher. Quero aproveitar para dizer que, infelizmente, a violência contra as mulheres tem aumentado. Quero trazer a esta Casa o ataque feito por Igor, um ex-jogador de basquete, à Juliana. O ataque que esse rapaz cometeu contra a Juliana foi covarde e desferiu mais de 60 socos no rosto desta mulher. Essas agressões no rosto são uma forma que, geralmente, muitos agressores utilizam para mexer com a autoestima e o estigma da mulher, fazendo com que ela carregue as marcas para o resto da vida e perca oportunidades de trabalho e afeto", destacou.
O discurso completo da vereadora Rai de Almeida pode ser revisto no vídeo acima.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
04 de agosto de 2025
31 de julho de 2025
29 de julho de 2025
26 de julho de 2025