05 de agosto de 2025

Vereadora critica projeto de licenciamento ambiental e violência contra a mulher

Rai de Almeida, em discurso na tribuna da Câmara nesta segunda (4), criticou aprovação do projeto de lei federal 2159/2025, sobre licenciamento ambiental

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A vereadora Rai de Almeida (PT), em discurso na tribuna da 39ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada na noite desta segunda-feira (4), criticou o projeto de lei 2159/2021, sobre licenciamento ambiental, que foi aprovado recentemente no Congresso Nacional.

"Ele foi votado pelos deputados federais no dia 17 de julho e traz uma série de problemas de natureza ambiental. Esse projeto remete aos anos 70, quando não havia legislação para o licenciamento de determinados projetos, o que causou prejuízos imensos para a sociedade. Não por acaso, em Cubatão, crianças nasceram sem cérebro, e nos lembramos disso. Esse projeto da devastação, se for levado a efeito, com certeza será vetado pelo Presidente Lula, pois estamos acompanhando as discussões feitas pelo governo federal. Ele será vetado, e o governo encaminhará um novo projeto para substituí-lo", afirmou a vereadora.

A parlamentar também criticou o que classificou como "ataque dos Estados Unidos ao Brasil, à soberania do nosso país", referindo-se às taxas comerciais recentemente impostas às exportações brasileiras.

"Há a questão do ataque econômico das taxas, da taxação, mas também há um ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas com coragem, pulso firme e respeito às instituições, Alexandre de Moraes tem feito a defesa e levado a efeito o processo de tentativa de golpe, mediante força e depredação do patrimônio público, levar para que as pessoas que praticaram esse ato de terrorismo, de tomar de assalto o Estado, paguem pelas penas", falou.

Rai de Almeida também lamentou recentes casos de violência contra as mulheres relatados pela mídia e destacou as ações do Agosto Lilás, mês dedicado à discussão do tema.

"No dia 7 de agosto, daremos início ao Agosto Lilás com uma agenda em que vamos discutir a violência contra a mulher. Quero aproveitar para dizer que, infelizmente, a violência contra as mulheres tem aumentado. Quero trazer a esta Casa o ataque feito por Igor, um ex-jogador de basquete, à Juliana. O ataque que esse rapaz cometeu contra a Juliana foi covarde e desferiu mais de 60 socos no rosto desta mulher. Essas agressões no rosto são uma forma que, geralmente, muitos agressores utilizam para mexer com a autoestima e o estigma da mulher, fazendo com que ela carregue as marcas para o resto da vida e perca oportunidades de trabalho e afeto", destacou.

O discurso completo da vereadora Rai de Almeida pode ser revisto no vídeo acima.

NOTÍCIAS RELACIONADAS