PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE FEVEREIRO DE 2022

Vereador reforça solicitação por Estatuto da Guarda


Vereador Laércio Trevisan Jr (PL) destacou que guardas aguardam há décadas a implantação do estatuto; discurso também abordou os transtornos causados pela chuva



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador lembrou que grupo de trabalho já concluiu o Plano de Carreiras da corporação






O vereador Laércio Trevisan Jr (PL) reforçou a solicitação para que seja encaminhado pelo Poder Executivo o Estatuto da Guarda Civil Municipal para votação na Câmara de Piracicaba. Ele abordou várias demandas da corporação durante o discurso pelo tempo de cinco minutos concedido aos líderes de bancada, na 1ª reunião extraordinária de 2022 da Câmara, nesta quinta-feira (3).

“Gostaria de deixar registrada a solicitação que encaminhei ao prefeito Luciano Almeida (DEM) na questão do Estatuto da GCM. É muito importante, o grupo de trabalho já acabou toda a elaboração do plano de carreiras dos guardas municipais. Hoje são 424 guardas civis na cidade de Piracicaba que fazem a segurança pública, cuidam do patrimônio público, combatem a criminalidade, tanto na cidade como na zona rural de Piracicaba”, afirmou, no discurso. “Gostaria de solicitar ao prefeito que analise o mais rapidamente possível e encaminhe para esta Casa de Leis para votação. Há décadas os guardas solicitam o estatuto”, acrescentou.

O parlamentar sugeriu também a instalação do Whatsapp da Patrulha Rural, para melhorar a segurança e a comunicação dos moradores dos sítios e chácaras localizados na zona rural de Piracicaba, abrangendo Tanquinho, Artemis, Nova Suíça, Anhumas e Itaperu. Outra necessidade da corporação, segundo Trevisan, é a locação de viaturas para agilizar o trabalho. “A antiga administração deixou sucateada a questão das guarnições, dos veículos e da estrutura para combater a criminalidade”, colocou.

Chuvas - Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a questão dos transtornos causados pela chuva nos últimos dias na cidade. “Eu estive presente no ribeirão Piracicamirim, solicitando o desassoreamento do ribeirão e a construção de um piscinão ecológico. Esse desassoreamento se faz necessário, com contenções na parte de cima”, afirmou. “Na avenida Pedro Morganti, existe a necessidade de se fazer o acostamento, a colocação de cascalho e compactação com rolo. Houve uma árvore que caiu hoje (ontem) de manhã e outra que caiu ontem (anteontem) que mexeu com o asfalto e com o solo e se faz necessário o reparo rápido”.

O vereador lembrou que chove há mais de 12 dias e que vai demorar um mês para colocar a cidade em ordem, já que surgem muitos buracos em várias localidades. “Assim que pararem as chuvas, a equipe da Semob (Secretaria Municipal de Obras) já começa os reparos”, disse. Para o parlamentar, é importante que se façam os serviços de prevenção antes do período de chuvas. “Em um único dia choveu 100 mm. A culpa não é do Bolsonaro, não é do prefeito e não é de Deus. A culpa é da situação meteorológica. Não tem que culpar ninguém, mas tem que fazer uma prevenção. Por que o outro não fez? Este vai ter que fazer”, argumentou. “Eu já compareci com o secretário no Piracicamirim, fomos na Esalq e lá dentro não há obstrução no canal. As coisas vem lá de cima, do Pisquinha, da região de Rio das Pedras, do Chicó e de Santa Helena. É todo um planejamento que tem que ocorrer após a parada das chuvas na cidade de Piracicaba”, afirmou.

Em sua fala, Trevisan Jr. ainda fez outros registros, como a parceria da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) com a Construtora MRV para restauração do Parque do Mirante e o Programa Mulheres de Peito, que conta com uma carreta para atendimentos gratuitos de prevenção ao câncer de mama, na Estação da Paulista durante o mês de fevereiro, para o qual ele incentivou a participação das mulheres.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Zona Rural Infraestrutura Urbana Segurança Reunião Ordinária Institucional Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas