10 de fevereiro de 2026

Vereador quer informações sobre materiais utilizados no recapeamento asfáltico

Propositura de André Bandeira pede, aprovada nesta segunda (9), quer informações sobre uso de material fresado e outros em serviços de recuperação asfáltica

Em requerimento aprovado na noite desta segunda-feira (9), o vereador André Bandeira (PSDB) pede ao Executivo informações sobre serviços de recapeamento asfáltico, fresagem e tapa-buracos executados nas vias públicas do Município.

O parlamentar destaca na propositura, aprovada durante a 3ª Reunião Ordinária, que, após recentes episódios de chuvas intensas e alagamentos, “foram constatados deslocamentos, desagregação e desprendimento do revestimento asfáltico em trechos recém-intervencionados, inclusive com arrancamento total da camada aplicada”.

Ele aponta que “há recorrência de buracos reaparecendo em curto intervalo de tempo após intervenções recentes, indicando possível inadequação da técnica empregada, do material utilizado ou da preparação da base”, e acrescenta que, de acordo com informações recebidas, “em parte significativa das intervenções, estaria sendo priorizada a fresagem ou raspagem do pavimento existente, com possível reaproveitamento de material fresado, em detrimento da aplicação de mistura asfáltica nova em espessura tecnicamente adequada”. 

André Bandeira sinaliza no texto do requerimento 77/2026, que a utilização de material fresado (RAP), quando não precedida de critérios técnicos rigorosos, controle tecnológico e limites percentuais adequados, “pode comprometer a aderência, a impermeabilização e a durabilidade do pavimento.

Assim, ele pergunta quais métodos de intervenção viária vêm sendo prioritariamente adotados, com detalhes de quantidades e materiais específicos utilizados nas operações e solicita informações sobre o uso de material fresado nos serviços de recomposição de pavimento, bem como acerca do percentual máximo autorizado para o uso desse material e da fundamentação técnica para a escolha dessa aplicação frente à aplicação de recapeamento convencional novo. 

Além de pedir diversas informações técnicas, ele igualmente quer detalhes sobre possíveis casos de deslocamento, arrancamento ou desagregação do revestimento asfáltico em vias recém-intervencionadas após eventos recentes de chuvas intensas e alagamentos.

Caso esses incidentes tenham ocorrido, André Bandeira pergunta quais trechos foram afetados, pede a descrição técnica das causas apontadas e solicita que relatórios de vistoria sejam encaminhados. 

Por fim, ele ainda questiona se há garantia contratual específica para serviços executados com uso de fresagem ou material reaproveitado e indaga acerca de quantos reparos corretivos foram realizados em locais recentemente submetidos à fresagem ou tapa-buracos, nos últimos 12 meses, solicitando que os casos sejam pormenorizados e a documentação encaminhada.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583