PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MAIO DE 2023

Vereador participa de ciclo de palestras sobre segurança no trânsito


Presidente do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, Gustavo Pompeo colocou Câmara à disposição



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou do ciclo de palestras sobre segurança no trânsito, na tarde de quarta-feira (17), na sede do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundição de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). Ele colocou a Câmara à disposição das empresas para construir, em conjunto, políticas públicas que possibilitem do tema na cidade.

Como presidente do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, o parlamentar auxiliou na preparação do evento, que falou para os membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e integrantes dos Sesmts (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), das empresas que integram o sindicato, sobre segurança no trânsito e ainda pontos que podem ser melhorados em Piracicaba.

Durante o encontro, Gustavo Pompeo expôs a importância de falar para pessoas que são multiplicadores de informação, pois os representantes das Cipas e Sesmts levam para dentro das empresas as informações e discussões que foram realizadas durante o ciclo de palestras.

Gerente das Lojas Honda em Piracicaba, Rinaldo Motta abordou a direção defensiva e expôs os cuidados comportamentais que os motoristas precisam ter para evitar acidentes. Rina, como é conhecido, apresentou vídeos sobre o assunto e cuidados como a verificação periódica dos itens de segurança.

Técnico de segurança do trabalho do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Alessandro José Nunes da Silva fez palestra sobre as diversas reclamações que pode ser feitas no município e apresentou os canais oficiais de registro para que as melhorias viárias sejam feitas na cidade.

Ao longo do encontro, ao comentar das falhas na sinalização, disse que é preciso o apoio dos funcionários que utilizam as vias da cidade, para que apontem os pontos a serem melhorados.

Um dos pontos que foram mais levantados foi a grande imprudência no trânsito e a falta de inspeção nos veículos, motos ou carros utilizados pelos funcionários das empresas.

Alessandro colocou a possibilidade de as empresas trazerem os funcionários afastados por acidentes, para que exponham os fatos que os levaram a esses acidentes.

Uma das ideias do encontro é trazer as empresas para perto e construir uma cultura de mudança de comportamento no trânsito, criando um vínculo com o Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, para a construção de políticas públicas. “Precisamos melhorar a comunicação visual com o trabalhador, para tentar evitar os acidentes e de fato promover a diminuição dos acidentes”, comentou Alessandro.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Fórum de Educação para o Trânsito Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas