PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE OUTUBRO DE 2021

Vereador enaltece entidades dedicadas às pessoas com deficiência


Gustavo Pompeo destacou em sua fala o "I Seminário - Entre Nós" e visitas feitas a entidades dedicadas à inclusão das pessoas com deficiência na cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Gustavo Pompeo foi o organizado do "I Seminário - Entre Nós", que debateu o tema da inclusão das pessoas com deficiência






Em discurso na tribuna na noite desta segunda-feira (25), durante a 41ª reunião ordinária de 2021, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) destacou as atividades do "I Seminário - Conversa entre nós", realizado na Casa no último dia 22 e que debruçou-se sobre o protagonismo e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.

Com a participação de profissionais que trabalham com o tema da inclusão, o evento foi uma oportunidade não apenas para aqueles que possuem algum tipo de deficiência, mas também para aqueles que não convivem diretamente com essa realidade, mas cuja sensibilização é também indispensável para uma sociedade mais inclusiva: "E isso também é importante porque quando se fala de inclusão não se fala só de deficiência, se fala com pessoas com e sem deficiência", destacou o vereador. 

O parlamentar, em seu discurso na tribuna, também citou o exemplo de superação do servidor da Casa, o fotógrafo Fabrice Desmonts, que recentemente perdeu uma perna mas, mesmo assim, manteve de forma plena suas atividades:

"Eu gostaria de deixar registrado aqui que, em momento algum, mesmo quando ele estava 100% saudável, quando ele veio de cadeira de rodas ou quando como agora, que ele está agora com a prótese, em momento algum o serviço dele foi comprometido. Então, independente daquilo que aconteceu, Fabrice, você sempre manteve o seu serviço com excelência, e eu gostaria de deixar isso registrado. Nos sentimos motivados quando vemos a força de vontade que o servidor, que o profissional tem, exercendo a sua função, passando por um processo de adaptação, mas sempre presente e cumprindo o seu trabalho aqui dentro da Casa", disse Pompeo. 

Na sequência, o parlamentar também comentou e apresentou fotografias de uma série de visitas por ele feitas a instituições da cidade dedicadas à assistência das pessoas com deficiência, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Pais Amigos Surdos Piracicaba (Apaspi), Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar) e o Centro de Reabilitação de Piracicaba. 

As visitas foram realizadas logo após a palestra do dia 22, e contaram com a presença de Priscila Gaspar, atual diretora de políticas públicas da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e que também foi uma das palestrantes no Seminário. 

O vereador frisou que, apesar de todos os desafios surgidos na pandemia, mesmo assim as entidades continuaram atendendo a quem delas necessitava: "muitas entidades sobreviviam ou eram ajudadas pela Festa das Nações, e faz 2 anos que ela não ocorre. Então, muitas delas perderam uma parte da sua renda, mas continuam trabalhando, continuam se mantendo, tirando leite de pedra. Então, eu queria deixar aqui registrado também o parabéns para essas entidades que, mesmo com todas as dificuldades na pandemia, mantiveram os seus serviços de forma gratuita para a população, atendendo as pessoas com deficiência e as suas famílias também", concluiu o parlamentar. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Câmara Inclusiva Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas