PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2024

Vereador destaca término do restauro do portal do Cemitério da Saudade


Josef Borges lembrou a história do cemitério, que teve início em 1860, e do portal, erguido em 1906



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira






A conclusão do restauro do portal do Cemitério da Saudade, nesta quinta-feira (21), foi comemorada pelo vereador Josef Borges (PP), que destacou que o trabalho foi executado pela Prefeitura em parceria com duas empresas.

Ao ocupar a tribuna, durante a 14ª Reunião Ordinária, Josef Borges lembrou que a história do hoje principal cemitério de Piracicaba "teve início em 1860, quando imigrantes alemães necessitavam de um local para sepultar seus mortos".

"Porém, naquela época, a Igreja Católica, que era detentora dos cemitérios no Brasil, não permitiu o sepultamento de pessoas de outras religiões [no então único cemitério que havia em Piracicaba, na hoje região central]. Então os protestantes solicitaram a esta Casa de Leis, em 1860, uma área onde poderiam sepultar os seus mortos, que é, hoje, onde se encontra o atual Cemitério da Saudade", reportou o vereador.

"Em 1872, com o crescimento da cidade, esta Câmara mudou o cemitério público para junto do Cemitério da Saudade. O portal foi erguido em 1906, proposto pelo vereador desta Casa Francisco Morato: foi projetado pelo arquiteto Serafino Corso e construído por Carlos Zanotta. O portão de ferro foi trazido por Serafino direto da Alemanha e foi inspirado no Arco do Triunfo alemão", completou.

"É importante que nós contemos essa história de Piracicaba, porque ali faz parte de todo o desenvolvimento que a cidade tem hoje", disse Josef Borges, que defendeu que "o Executivo municipal faça essas parceiras para conservar parte dessa importante história".



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Josef Borges

Notícias relacionadas