
01 DE JULHO DE 2025
Requerimento de Marco Bicheiro foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
Requerimento de Marco Bicheiro foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
O vereador Marco Bicheiro (PSDB) pergunta ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) se há previsão para o cumprimento da "promessa de campanha de ter farmácia em todas as unidades de saúde" do município e se há verba "para que essa demanda seja contemplada". Os questionamentos são feitos no requerimento 667/2025, aprovado nesta segunda-feira (30), na 38ª Reunião Ordinária.
O parlamentar, que também é médico da rede pública de saúde, afirma que "medicamentos controlados, como ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsivantes e antipsicóticos, são fundamentais para o tratamento de transtornos mentais, neurológicos e outros problemas crônicos". "Ter esses medicamentos disponíveis na própria unidade reduz a necessidade de deslocamentos a farmácias especializadas", argumenta.
Marco Bicheiro também aponta que "a facilidade de obtenção dos medicamentos incentiva os pacientes a seguirem corretamente o tratamento prescrito, o que melhora os resultados clínicos e reduz recaídas". "A redução do tempo e do custo de deslocamento é especialmente importante para idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou que vivem em áreas periféricas e aumenta a adesão ao tratamento, já que o paciente tem mais facilidade para retirar os medicamentos", reforça o parlamentar.
O autor do requerimento afirma que, se cada unidade de saúde contar com uma farmácia, as equipes de saúde poderão "acompanhar mais de perto os efeitos dos medicamentos, ajustar doses e observar sinais de dependência ou efeitos colaterais". Para tanto, Marco Bicheiro pergunta ao Executivo quantos farmacêuticos atuam hoje na rede de saúde e se o atual número de profissionais conseguiria atender a essa ampliação no atendimento.