07 de novembro de 2025

Vereador cobra informações sobre demanda reprimida na saúde

André Bandeira (PSDB) relata sobre o alto volume de reclamações e solicitações de pacientes da rede pública municipal quanto à espera por esses atendimentos

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 64ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (6) o requerimento nº 1269/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que solicita informações ao Executivo Municipal sobre a fila de espera e o tempo médio de demora para consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias eletivas. O parlamentar requer ainda a apresentação de dados comparativos sobre o tema.

André Bandeira cita o alto volume de reclamações de munícipes sobre os longos períodos de espera por procedimentos essenciais de saúde, como consultas com especialistas, exames específicos e cirurgias eletivas. Salienta também a necessidade de apresentação de dados transparentes e detalhados para garantir a fiscalização e a importância de se manter um histórico de dados para avaliação da eficácia das políticas públicas.

Ele questiona qual é o número atual de pacientes que se encontram na fila de espera para cada especialidade médica; qual é o tempo médio de espera, em dias, para a realização de consultas com cada uma dessas especialidades; qual é o número atual de pacientes na fila de espera para os exames de média e alta complexidade mais solicitados e qual é o tempo médio de espera. Quer saber também qual é o número atual de pacientes na fila de espera para cada tipo de cirurgia eletiva de média e alta complexidade e qual é o tempo médio de espera para a realização de cada um desses procedimentos cirúrgicos.

Ao justificar voto, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) comentou sobre o tempo de espera para atendimento de pacientes pelo serviço de ambulâncias.“Tem informações de paciente aguardando oito horas por ambulância”, contou, ao relatar o caso de uma paciente que não recebeu o atendimento. “Não podemos ter no atendimento do Samu uma negativa em buscar um paciente que precisa de um transporte para chegar a uma UPA, hospital e ter um atendimento que pode salvar a sua vida. Precisamos melhorar o tempo do paciente que aguarda com a vaga liberada, mas também do protocolo de atendimento”.

Confira, no vídeo, a justificativa de voto do vereador.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara