PIRACICABA, SÁBADO, 24 DE FEVEREIRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE SETEMBRO DE 2023

Solenidade nesta sexta-feira (22) concede títulos de cidadania


Conforme iniciativa do vereador André Bandeira, o engenheiro Agrônomo Daniel Yokoyama Sonoda e o professor Pedro Valentim Marques recebem o Título de Cidadão Piracicabano



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Solenidade nesta sexta-feira (22) concede títulos de cidadania

Solenidade nesta sexta-feira (22) concede títulos de cidadania
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Solenidade nesta sexta-feira (22) concede títulos de cidadania

Solenidade nesta sexta-feira (22) concede títulos de cidadania
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Solenidade nesta sexta-feira (22) concede títulos de cidadania



A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), nos requerimentos 7/2023 e 8/2023, confere o Título de Cidadão Piracicabano ao professor Pedro Valentim Marques e ao engenheiro Agrônomo Daniel Yokoyama Sonoda, ambos ligados à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq).

O evento será realizado nas dependências do salão nobre "Helly de Campos Melges", com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pode ser conferido nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube. A solenidade acontece no prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, às 19h30, desta sexta-feira (22).

Daniel Sonoda, de origem paulista, nasceu em 23 de dezembro de 1976, veio para Piracicaba em 1995 para tornar-se aluno da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Em 1999, formou-se em engenharia agronômica; cursou mestrado em 2002 e doutorado em 2017, na área de Ciências - Economia Aplicada - ambos pela Esalq-USP.

Atualmente, atua de forma voluntária como parte do conselho do XV de Piracicaba e do conselho da AAALQ (Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz). Atua no Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas) em prol do desenvolvimento da instituição e dos seus associados.

Natural de Recife (PE), o professor Pedro Valentim Marques nasceu em 4 de março de 1946. Veio para São Paulo na infância e, aos 13 anos, teve sua carteira de trabalho registrada pela primeira vez. Logo após concluir o ensino fundamental, encerrou os estudos para trabalhar. Aos 18 anos, concluiu o supletivo e cursou o ensino médio.

Estudava em São Paulo à noite e teve um professor chamado Pestana, que dava aula de matemática e era agrônomo. As histórias que ele contava sobre a profissão ficaram guardadas na memória de Pedro, que, quando foi prestar vestibular, ingressou na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo).

No curso de agronomia, em que foi aluno e bolsista especializado em entomologia, recebeu incentivos para participar de um programa na Embrapa, onde fez pós-graduação e mestrado. Pouco tempo depois, viajou aos Estados Unidos, onde obteve o PhD em 1988 pela Colorado State University System.

Pedro, como docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq-USP, aposentou-se após 48 anos na instituição e atualmente está na Pecege.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas