24 de outubro de 2025

Selo vai reconhecer trabalho social de instituições religiosas

Selo será concedido às instituições religiosas que desenvolvam ações sociais contínuas em benefício da população

As ações sociais desenvolvidas por instituições religiosas serão reconhecidas através do Selo Instituição Religiosa Parceira do Social, instituído pelo projeto de lei nº 227/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal de Piracicaba durante a 61ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (23).

Com natureza honorífica e simbólica, o selo será concedido às instituições religiosas que comprovadamente desenvolvam ações sociais contínuas em benefício da população. O objetivo é reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas sociais promovidas por igrejas, templos e organizações religiosas de todas as crenças.

Poderão ser agraciadas anualmente com o selo as instituições religiosas que realizem ao menos uma das seguintes atividades de forma regular e gratuita: distribuição de alimentos, roupas ou produtos de higiene; ações de acolhimento e apoio a pessoas em situação de rua; atendimentos psicológicos, jurídicos ou de escuta pastoral; atividades de reforço escolar ou alfabetização; apoio a dependentes químicos e seus familiares; apoio a mães solo, crianças vulneráveis ou vítimas de violência e promoção de cursos profissionalizantes ou oficinas comunitárias.

O selo poderá ser concedido também a instituições religiosas que colaboram com o poder público em campanhas de vacinação, arrecadação, saúde preventiva ou mutirões sociais.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583