21 de outubro de 2025

Selo vai reconhecer trabalho social de instituições religiosas

Selo será concedido às instituições religiosas que comprovadamente desenvolvam ações sociais contínuas em benefício da população

O reconhecimento a ações sociais desenvolvidas por instituições religiosas é o que está previsto no “Selo Instituição Religiosa Parceira do Social”, instituído pelo projeto de lei nº 227/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), aprovado em primeira discussão pela Câmara Municipal de Piracicaba durante a 60ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (20).

Com natureza honorífica e simbólica, o selo será concedido às instituições religiosas que comprovadamente desenvolvam ações sociais contínuas em benefício da população. O objetivo é reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas sociais promovidas por igrejas, templos e organizações religiosas de todas as crenças.

Poderão ser agraciadas anualmente com o selo as instituições religiosas que realizem ao menos uma das seguintes atividades de forma regular e gratuita: distribuição de alimentos, roupas ou produtos de higiene; ações de acolhimento e apoio a pessoas em situação de rua; atendimentos psicológicos, jurídicos ou de escuta pastoral; atividades de reforço escolar ou alfabetização; apoio a dependentes químicos e seus familiares; apoio a mães solo, crianças vulneráveis ou vítimas de violência e promoção de cursos profissionalizantes ou oficinas comunitárias.

O selo poderá ser concedido também a instituições religiosas que colaboram com o poder público em campanhas de vacinação, arrecadação, saúde preventiva ou mutirões sociais.

O projeto ainda voltará ao Plenário para o segundo turno de votação.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583