PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE ABRIL DE 2022

"Rotina proporciona mais tempo livre e produtividade”, diz palestrante


Evandro Mangueira ministrou palestra na Escola do Legislativo sobre “Gestão de Prioridades – Tempo”



EM PIRACICABA (SP)  

Palestra foi realizada on-line

Palestra foi realizada on-line

Coordenador da Escola do Legislativo, vereador Pedro Kawai, agradeceu o palestrante

Coordenador da Escola do Legislativo, vereador Pedro Kawai, agradeceu o palestrante

Evandro Mangueira, palestrante da EEP

Evandro Mangueira, palestrante da EEP
Salvar imagem em alta resolução

Evandro Mangueira, palestrante da EEP





A Escola do Legislativo promoveu nesta quarta-feira (27) a palestra on-line sobre o tema: "Gestão de Prioridades - Tempo", ministrada pelo assessor do Centro de Pós-Graduação da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) e gestor financeiro, Evandro Mangueira. Ele abordou como a rotina proporciona mais tempo livre e produtividade, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Evandro afirmou que a primeira atividade e a mais importante para a gestão de prioridades é o autoconhecimento. “ A pessoa que não tem boa gestão de prioridade, quando questionada se é capaz de fazer algo ou não, diz que acha que sim. Se a pessoa se conhece, ela sabe dizer se precisa ou não de ajuda externa, se consegue fazer algo”, afirmou.

Se conhecer irá ajudar a decidir quais atividades são prioridades. Para isso, a primeira tarefa é fazer uma lista de todas que precisam ser feitas e quanto tempo cada uma delas demanda. “Tem que deixar um tempo maior para coisas mais lucrativas”, explicou. 

Ele acrescentou ainda que ter tempo livre é qualidade de vida e isso aliviará o cérebro para produzir melhor. “Tem gente que tem orgulho de dizer que não tira férias. Você fica sem tempo para a família, para os filhos e, além disso, a equipe acha que não consegue fazer nada sozinha, sem aprovação, e é algo difícil de reverter depois”, disse.

“Você precisa transformar quem você é, olhar sua rotina com disciplina. Fazer algo está associado a hábito e não só a vontade”, disse. Mas como conseguir? Entre vários exemplos e histórias reais, contadas detalhadamente por Evandro, ele também afirma que é preciso ter um gatilho mental, associando uma rotina a uma recompensa. “Você faz o trabalho e depois algo que te recompensa. Depois que virou rotina, você pode retirar a recompensa”, disse. A rotina é adquirida quando você faz algo automaticamente.

Sugestões de métodos, ferramentas e atividades que ajudam no autoconhecimento, na gestão de prioridades e na rotina também foram recorrentes durante a palestra. De maneira didática e lúdica, outros temas, como por exemplo os principais inimigos da produtividade, também foram abordados.

Ele também apresenta alguns livros para obter hábitos saudáveis e organizar a rotina diária. A matriz de prioridades foi detalhada para ajudar aos que assistiram a palestra a colocar em prática todas as dicas e ensinamentos apresentados. Uma das ferramentas mais enfatizadas por Evandro foi a “Arte de Dizer Não”. Ele explica como negar algo sem parecer chato ou arrogante.

O coordenador da Escola do Legislativo, vereador Pedro Kawai (PSDB) acompanhou a palestra e fez o encerramento agradecendo a disponibilidade do palestrante e a equipe da Escola do Legislativo. "Que tenhamos mais palestras como essa", afirmou. O evento foi mediado pela secretária da escola, Érica Diniz.

Para assistir a palestra completa, acesse aqui.



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas