PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE MARÇO DE 2024

Reunião discute Educação Continuada para profissionais da saúde


Em reunião do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura da Paz, vereador Gustavo Pompeo destaca resultados do Núcleo de Educação Continuada



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Gustavo Pompeo (Avante)

Gustavo Pompeo (Avante)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Gustavo Laposta Aguiar

Gustavo Laposta Aguiar
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Alessandro José Nunes da Silva

Alessandro José Nunes da Silva
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução


Os avanços nas atividades do Núcleo de Educação Continuada para os profissionais da área da saúde, uma das frentes do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, foi o tema da reunião pública realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba).

O vereador Gustavo Pompeo (Avante), presidente do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, destacou a importância das primeiras reuniões do Fórum, realizadas na Câmara com a presença de profissionais de saúde que trataram sobre as necessidades da área. “Hoje é a apresentação dos resultados que esse núcleo vem trazendo”, afirmou.

A publicação no Diário Oficial do Município de Piracicaba da Portaria 32, que constituiu a Rede Integrada de Educação Permanente em Saúde (Rieps) foi apontada pelo vereador como um avanço no trabalho realizado pelo Fórum.

Prestação de contas e planejamento para 2024 – As ações que estão sendo desenvolvidas no núcleo de educação continuada do Rieps foram apresentadas pelo Técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Referência do Trabalhador (CEREST), Alessandro José Nunes da Silva.

Ele detalhou diversos tipos de treinamento realizados pela Rede de Saúde que estão sendo organizados no contexto do Rieps. Estas ações incluem atividades relacionadas à integração de novos profissionais, ao enfrentamento da dengue (DRSX) e à Rede de Urgência e Emergência (SAMU).

“Todas essas ações serão apresentadas a um núcleo de trabalho, delineando o encaminhamento futuro para o desenvolvimento de boas práticas em educação e saúde. Este encaminhamento abrangerá tanto o setor privado, incluindo hospitais, quanto o setor público, além das universidades e cursos técnicos no campo da saúde”, explicou.

Rieps – A criação de um departamento de educação permanente na Secretaria de Saúde foi abordada por Gustavo Laposta Aguiar, diretor-administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba. Segundo ele, é necessário ter pessoas dedicadas exclusivamente a essa função, pois atualmente elas acumulam outras responsabilidades, como a coordenação, além de executar a parte de Rieps. “É fundamental incluir esse departamento no organograma da prefeitura para garantir a continuidade desse trabalho vital que é a educação permanente”, afirmou.

Participaram da reunião pública profissionais de saúde representando o Hospital dos Fornecedores de Cana, Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), Faculdade Anhanguera, Sindicato dos Bancários e coordenadores de departamentos da Secretaria de Saúde.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura da Paz Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas