05 de novembro de 2025

Requerimentos cobram serviços de infraestrutura e de atendimento à saúde

Proposituras estão na Pauta da 64ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (6)

As filas de espera para atendimentos na área da saúde, a conclusão das intervenções na avenida Rio das Pedras, além da poda e supressão de árvores são alguns dos temas abordados por requerimentos de vereadores que constam na Pauta da Ordem do Dia da 64ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba e que acontece nesta quinta-feira (6), a partir das 19 horas.

No requerimento nº 1269/2025, o vereador André Bandeira (PSDB) solicita informações ao Executivo Municipal sobre a fila de espera e o tempo médio para consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias eletivas, com a apresentação de dados comparativos. O parlamentar relata, no documento, sobre o alto volume de reclamações e solicitações de pacientes da rede pública municipal quanto à espera por esses atendimentos.

No requerimento nº 1315/2025, o vereador Marco Bicheiro (PSDB) pede ao Poder Executivo informações detalhadas sobre a recomposição de guias e sarjetas, sinalização horizontal e lombadas na avenida Rio das Pedras, em toda a extensão recapeada. Ele quer saber se esses serviços estão previstos no edital referente ao serviço de recapeamento e qual é a previsão para a conclusão das intervenções na via.

Já os requerimentos nº 1314/2025 e nº 1316/2025 são destinados a questionamentos sobre poda e supressão de árvores, ambos de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). Ele cobra a realização dos serviços em localidades como a rua José Pinto de Almeida e a estrada Louver Trevisan, no bairro Nova Suíça.

Estão ainda em Pauta outros 42 requerimentos para a concessão de votos de congratulações. Um direcionado à homenagem para profissional de saúde, outro para profissional da educação e os demais para congratular membros da Igreja do Evangelho Quadrangular.

A Pauta da Ordem do Dia ainda traz, em primeira discussão, três projetos de lei de autoria do Poder Executivo, em regime de urgência, para a abertura de créditos adicionais no orçamento. E também, em discussão única, um projeto de decreto legislativo para a revogação de honraria.

Quanto aos projetos de lei, voltam à discussão dos vereadores o PL nº 275/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que institui o Dia do Macaco Muriqui-do-Sul no Calendário Oficial de Eventos do Município; o PL nº 281/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece protocolos de segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade social; o PL nº 296/2025, de autoria de Trevisan Jr., que institui o Programa Municipal de Monitoramento Cerebral Contínuo de Neonatos Prematuros e com Asfixia Perinatal e também cinco projetos para denominações de espaços públicos. Outros quatro projetos de lei de denominações devem ser votados em primeira discussão.

A Tribuna Popular está reservada para a participação do orador Marco Antonio Rosa Ferreira, que vai falar sobre a fiscalização de trânsito por videomonitoramento. Também está prevista a entrega da moção nº 70/2025, de autoria da vereadora Silvia Maria, de aplausos à agência Ponta Verde Turismo.

A 64ª Reunião Ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 da TV aberta digital; 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra), pelo Facebook da Câmara e pelo canal do YouTube da TV Câmara Piracicaba. A Rádio Educativa FM (105,9) inicia a transmissão, ao vivo, a partir das 20 horas.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337