30 de setembro de 2025

Requerimento questiona manutenção e revitalização da Praça José Bonifácio

Propositura de Marco Bicheiro, aprovada nesta segunda (29), quer informações sobre manutenção, arborização, revitalização e segurança da Praça José Bonifácio, no Centro

A busca por informações referentes à manutenção, arborização, revitalização e segurança da Praça José Bonifácio, no Centro, é o objeto do requerimento 1122/2025, proposto pelo vereador Marco Bicheiro (PSDB), aprovado nesta segunda-feira (29) durante a 54ª Reunião Ordinária.

Na propositura, o parlamentar defende que “uma praça bem cuidada não é apenas estética”, mas sim um “equipamento público estratégico, que impacta diretamente a saúde, a segurança, a convivência e o desenvolvimento social da cidade”.

Assim, nos questionamentos endereçados ao Executivo, o parlamentar faz menção a outro requerimento, também de sua autoria, datado de março deste ano, em que questionava se a Prefeitura possuía projeto de revitalização da Praça. Na ocasião, como resposta ao requerimento 266/2025, obteve da Prefeitura o retorno de que “existe um pré-projeto que está passando por revisões nos aspectos arquitetônicos e paisagísticos”. Agora, o vereador questiona “qual o prazo para esse projeto sair do papel”.

Segundo Marco Bicheiro, as respostas ao requerimento de março foram vagas e genéricas, “sem nenhum planejamento e nem mesmo um prazo para execução dos serviços”. Assim, ele questiona agora se não é necessário priorizar esses serviços.

Ainda segundo o parlamentar, Piracicaba “dispõe de um viveiro botânico, escola de engenharia e uma das escolas de agronomia mais importantes do país”. Ele questiona, então, se não seria possível “uma parceria com essas entidades para arborizar toda a Praça José Bonifácio”.

Ele também relata no texto que “o calçamento de todo o espaço está desgastado, com muitos buracos e imperfeições”, podendo colocar em perigo crianças, pessoas idosas e vulneráveis, e indaga se não há a necessidade de uma ação mais imediata.

A propositura ainda questiona a grande presença de pessoas em situação de rua na praça e aponta que “os postes de iluminação e as caixas de disjuntores estão desprotegidos e abertos, colocando em risco animais e principalmente crianças que utilizam o espaço para lazer”.

O requerimento segue agora para análise e resposta por parte do Executivo. 

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583