06 de fevereiro de 2026

Requerimento pede informações sobre revisão da Planta Genérica de Valores

Propositura de Laércio Trevisan Jr., aprovada nesta quinta (5), quer detalhes sobre serviços de revisão de instrumento utilizado para definir base de cálculo do IPTU

Em requerimento aprovado nesta quinta-feira (5), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) busca junto ao Executivo informações sobre a revisão da Planta Genérica de Valores do Município. O instrumento é essencial para a definição da base de cálculo de tributos municipais, especialmente o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), e foi autorizado e fundamentado na Lei Complementar 477/2025, votada em 29 de dezembro do ano passado.

O parlamentar quer saber, por meio do requerimento 21/2026, qual empresa será responsável por essa revisão e questiona se a contratação foi realizada por meio de processo licitatório. Em caso positivo, ele pede que a modalidade da licitação seja informada e que dados referentes ao processo de contratação também sejam encaminhados, juntamente com cópia integral do contrato, termo de referência ou projeto básico, planilha de custos, cronogramas e outros documentos.

Ainda na propositura, Trevisan Jr. pergunta qual o valor total do contrato, bem como a fonte dos recursos utilizados para o pagamento, prazo de execução dos serviços e etapas previstas para a revisão da Planta Genérica de Valores, além de questionar quais metodologias técnicas serão utilizadas para a atualização dos valores imobiliários.

O parlamentar igualmente questiona se a revisão contará com participação ou validação por servidores técnicos do Município e se estão previstas ações no sentido de divulgar os resultados antes de sua efetiva aplicação. Por fim, ele solicita ao Executivo que informe se a revisão poderá gerar impacto imediato na arrecadação do IPTU e, em caso afirmativo, se foram realizados estudos de impacto financeiro e social.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583