
21 DE MARÇO DE 2018
Alunos da Escola Estadual "Professora Avelina Palma Losso" estarão na Câmara nesta quinta-feira. Pedagoga reforça equipe responsável pelo projeto.
Projeto mostra o funcionamento da Câmara a estudantes, que, ao final, participam de uma reunião ordinária fictícia
Com ajustes pedagógicos, o projeto "Conheça o Legislativo" recebe nesta quinta-feira (22) a primeira turma de estudantes em 2018. Alunos da Escola Estadual "Professora Avelina Palma Losso" estarão na Câmara para conferir o funcionamento da Casa, saber quais atribuições cabem aos vereadores e participar da simulação de uma reunião ordinária.
A equipe responsável pelo bate-papo com os estudantes conta agora com o reforço da pedagoga Érica Cruz Dinis, 36, que conduzirá a parte final da conversa, em que os jovens, já por dentro da rotina legislativa, discutem na tribuna o teor de um projeto de lei fictício e votam a proposta, como numa sessão da Câmara.
Érica acredita que a remodelação tornará o "Conheça o Legislativo" "mais abrangente". "O objetivo é tentar usar a linguagem da vivência dos estudantes, chegar o mais próximo possível da realidade deles, a fim de que se sintam acolhidos, realmente, na 'Casa do Povo'", comenta a pedagoga.
Outra mudança que está em estudo é a possibilidade de levar o projeto até as escolas. "Com isso, conseguiremos ampliar o atendimento e alcançar mais pessoas", aponta o coordenador do "Conheça o Legislativo", Fábio Bragança, que observa, porém, que trazer os estudantes à Câmara continuará sendo prioridade.
"É importante que eles venham até aqui e conheçam os espaços de discussão, as cadeiras dos vereadores, o plenário, o que se faz ali dentro, como funciona a votação. Existe uma questão visual que pesa muito", ponderou Bragança, que também é historiador e diretor do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara.
Criado em 2004 pelo ex-presidente João Manoel dos Santos, o "Conheça o Legislativo" faz parte, de forma ininterrupta, do dia a dia da Câmara desde 2009. Somente nos últimos três anos, recebeu mais de 3 mil estudantes de 80 turmas, entre estabelecimentos de ensino públicos e privados.
"O projeto continua com o objetivo de levar formação cidadã aos jovens, para que conheçam o Legislativo, vejam as diferenças em relação aos outros poderes e compreendam não só o papel da Câmara e do vereador, mas entendam como funciona o processo legislativo, sabendo reivindicar seus direitos", diz Bragança.
Além dele e de Érica, a equipe responsável pelo projeto conta com os assessores de cerimonial Cláudio Baptista e Daniela Caroba, do Departamento de Cerimonial, e o servidor Bruno Oliveira, do Jurídico. A primeira semana de atividades do "Conheça o Legislativo" em 2018 terá ainda a visita do Colégio São Dimas, na sexta-feira (23).