12 de dezembro de 2025
Escola do Legislativo amplia alcance e reúne mais de 3,3 mil pessoas em 2025
Diretores e conselheiros destacam a continuidade de parcerias, a exemplo da Libras, pelo Instituto Federal, além de anunciarem a publicação de livro, sobre meio ambiente
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon apresenta dados estatísticos das atividades desenvolvidas em 2025. As 37 atividades oferecidas gratuitamente reuniram 3.365 participantes em 156 encontros promovidos ao longo do ano, resultado que embasa o balanço das ações da instituição e a projeção de ações para 2026, como a continuidade de parcerias.
Para no ano de 2026 foram aprovados para o primeiro semestre mais dois cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em parceria - Intermediário 1 e intermediário 2. O edital está previsto para o dia 6 de fevereiro e o início das aulas para o dia 19 de março. Os cursos são ministrados pela professora Vilma de Jesus da Conceição, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus Piracicaba.
Para a próxima publicação: "Meio Ambiente em contexto", em 2026, os organizadores serão os professores Josué Adam Lazier e Érica Cruz Dinis, integrante do Conselho e a secretária da Escola do Legislativo, respectivamente.
Em 2025 a Escola ampliou o alcance do público nas redes sociais. Foram 347 seguidores, em 113.986 mil visualizações pelo Instagram e, 213 inscritos e 7,8 mil visualizações pelo YouTube. No fechamento anual, a Escola contou com 1455 inscritos, 3365 participantes, o que resultou na expedição de 2285 certificados.
Também na arrecadação de alimentos, a exemplo da campanha do leite, a Escola recebeu 271 litros. Foram 37 atividades e 156 encontros.
Avaliação sintetizada dos dados colhidos desde 2017, foram 520 atividades em 969 encontros, com 26.952 inscritos, 29.676 participantes. E, com 3.367 arrecadações de leite.
Ainda no primeiro semestre de 2025, entre eventos presenciais e on-line, a Escola do Legislativo promoveu cinco palestras; três rodas de conversa; dois treinamentos; e seis cursos. As atividades abordaram temas relacionados ao meio ambiente, orçamento público, cultura negra e prevenção ao suicídio. Também foram promovidas atividades destinadas exclusivamente aos servidores da Câmara, como a Semana de Integração 2025 e o treinamento para criação, edição e exclusão de demandas no Plano Anual de Compras 2026 pelo sistema Câmara Digital.
Todas as atividades foram avaliadas como excelentes pelos participantes, que analisaram critérios como atendimento; adequação da carga horária; domínio do conteúdo e disciplina; abordagem dos temas; e grau de satisfação.
O diretor Pedro Kawai atribui os altos índices à competência e compromisso dos palestrantes, professores, conselho e equipe da Escola. “Todas as atividades desenvolvidas são amplamente debatidas pelo colegiado e preparadas para serem aplicadas, proporcionando uma alta qualidade e desse modo conseguimos elevar o nível da qualidade das matérias apresentadas”, disse.
A Escola do Legislativo tem como objetivo promover a aproximação da população com o poder público, por meio da oferta de cursos, palestras, debates e outras atividades destinadas à formação e capacitação de cidadãos, lideranças comunitárias e agentes públicos. A proposta também inclui o incentivo à participação e à discussão de temas relevantes para a sociedade. Em parceria com instituições de ensino. A escola também estimula a pesquisa acadêmica sobre a atuação do Poder Legislativo e a busca de soluções para os problemas do município.
CONSELHO - o conselho da Escola do Legislativo é composto pelo diretor da Escola, o vereador Pedro Kawai (PSDB), a coordenadora Mariane Pereira; os conselheiros Silvia Morales (PV), Prof. Dr. Josué Adam Lazier, Profª Drª Heliani Berlato, o servidor Bruno Didoné de Oliveira, e a secretária Profª Érica Cruz Dinis.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
30 de janeiro de 2026
29 de janeiro de 2026
29 de janeiro de 2026
28 de janeiro de 2026
