PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE NOVEMBRO DE 2022

Programa “Bolsa Atleta” é resultado de diálogo estabelecido na Câmara


Projeto de lei 161/2022, do Executivo, teve participação decisiva de vereadores que fazem oposição à Administração Municipal.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Votação do programa "Bolsa Atleta" ocorreu na noite desta quinta-feira, 17






A aprovação do projeto de lei 161/2022, do Executivo, que institui o programa “Bolsa Atleta” no Município, é resultado de diálogo entre o titular da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Hermes Balbino, com vereadores que fazem oposição à Administração, especialmente a vereadora Rai de Almeida (PT). 

Na discussão do projeto, durante a 59ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira, 17, a parlamentar parabenizou a condução do processo, pelo titular da Selam, e lembrou que, desta forma, “foi possível fazer uma análise crítica do projeto”, acrescentou, o que possibilitou fazer ajustes ao texto original. 

“Fizemos um bom diálogo e todas as propostas que nós apresentamos diante destas conversar, todas elas, foram incorporadas, e o projeto melhorou bastante”, disse, ao contar, como exemplo, o prazo de um ano de residência em Piracicaba para o profissional poder usufruir do benefício. “Se não fosse assim, qualquer pessoa, de outra cidade, poderia obter”, lembrou. 

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, também elogiou a postura do secretário Hermes Balbino e da vereadora Rai. “É muito importante que tenha essa via de mão dupla, já que a Comissão de Educação colocou alguns critérios e foram aceitas, o projeto, que já era bom, ficou melhor ainda, trazendo o incentivo ao esporte de base”, disse. 

Também integrante da oposição à Administração, o vereador Pedro Kawai (PSDB) classificou que a tramitação do PL 161/2022 é “um grande exemplo” sobre como se constrói uma política pública, e pediu que a Prefeitura tenha a mesma postura em outros assuntos. “É assim que se faz, um projeto que teve uma construção conjunta, não foi uma imposição”, destacou.

Ainda na discussão do PL, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) lembrou que a proposta “traz ainda mais competitividade aos atletas”, acrescentou. “É claro que não é suficiente para sanar todos problemas, mas é um começo, é algo que está sendo feito neste sentido”, disse ao elogiar o desempenho nos Jogos Metropira, em que a cidade venceu em cinco modalidades.

DECLARAÇÃO DE VOTO – Após a aprovação do PL 161/2022, com 20 votos favoráveis e nenhum contrário, outros vereadores se expressaram sobre a importância do incentivo a atletas. “Quero dizer que me sinto em um dia especial, porque fui atleta e sei o quanto é importante esse incentivo”, disse, às lágrimas, o vereador Josef Borges (Solidariedade), líder do governo na Câmara. Ele elogiou o trabalho da vereadora Rai de Almeida e do secretário Hermes Balbino. “É isso o que a sociedade espera desta Casa”, afirmou. 

Vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Acácio Godoy (PP) lembrou que, muito mais do que formar atletas de ponta, o esporte tem um valor social. “Sempre forma cidadãos de bem, e esse é o principal aspecto”, disse, ao elogiar a comunidade esportiva da cidade, “que tem muita capacidade”, disse, e criticou a política de “trazer atleta federado para jogar pela cidade”. 

“Nós temos atletas que estão esquecidos, a gente tem que conversar e ver como iremos caminhar juntos”, disse o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o “Fala Pira”, ao relatar a dificuldade hoje ajudar com os atletas da cidade.

O vereador Paulo Campos (Podemos) parabenizou o diálogo entre a Casa e a Prefeitura na construção do PL 161/2022. “Vejo com muito bons olhos, porque, quem, naturalmente, ganha com isso é a população piracicabana”, disse.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas