06 de fevereiro de 2026
O retrato secular do Porto João Alfredo e a origem do Distrito de Artemis
Abaixo-assinado registra a mobilização da comunidade, há 100 anos, em torno da busca (e conquistas) de melhorias urbanas naquela região
Em 1926, na sessão de 1º de fevereiro, deu entrada no expediente da Câmara Municipal de Piracicaba uma representação dos moradores do bairro João Alfredo, que foi lida e encaminhada à Comissão de Finanças e Obras Públicas. Esta representação, junto a outros documentos que a procede, retrata como era a localidade há um século, além de demonstrar a determinação daquela comunidade, hoje conhecido como Artemis.
Denominado em homenagem ao senador João Alfredo Corrêa de Oliveira, um dos autores e incentivadores da Lei Áurea, o bairro João Alfredo (ou Porto João Alfredo) tem sua origem intimamente ligada à navegação fluvial e a estação ferroviária de mesmo nome, uma das pontas do ramal da companhia Ytuana, inaugurada em 1887. Com o crescimento da região, melhorias tornaram imprescindíveis para o desenvolvimento da localidade. É o que demonstra a representação, datada de 25 de janeiro de 1926. Neste documento, que é acompanhado de uma longa lista de assinantes, três melhoramentos são solicitados e justificados:
Arruamento: “afim de impedir edificações fora do alinhamento e o desenvolvimento ordenado da povoação”
Iluminação à luz elétrica: “Existem na localidade prédios, entre os quais: casas de negócios, 1 estação de estrada de ferro, 1 estação fluvial, 1 padaria, 1 farmácia, 2 ferrovias, 1 serraria, 1 igreja em construção, etc, sendo notório o desenvolvimento urbano verificado no último ano, de modo a justificar a legítima aspiração de sua população”
Estrada: “melhorar a conserva, tornando-a permanente, da estrada que desta cidade de Piracicaba vem ao Porto, e prolonga-la para uso exclusivo de automóveis, até a fazenda São Pedro, distante 12 quilómetros do mesmo Porto (...) Há muita boa vontade dos proprietários para a cessão da faixa marginal, à título gracioso para o fim em vista (...) Esta estrada de rodagem, assim melhorada e prolongada, será fator indiscutível de grande prosperidade rural do maior número de bairros produtores de um e outro lado do rio Piracicaba, cujo progresso as precárias vias de comunicação existentes estão retardando consideravelmente com a prosperidade certa desses bairros”.
Ainda sobre o tema, um outro documento capta a atenção. É uma carta de 25 de fevereiro de 1926, em papel timbrado da Fazenda Pau D’Alho, assinada por Paulo de Mattos e endereçada ao presidente da Câmara. Segue sua transcrição na integra:
“Meu prezado amigo Sr. Dr. Rodrigues, de Almeida. Saudações.
Faço votos pela sua saúde e de sua família.
Com a presente passo a responder o seu pedido verbal a mim feito em João Alfredo referente à iluminação elétrica futura naquela vila, bem como o calçamento a pedregulhos daquele lugarejo.
Há em João Alfredo 94 casas e uma população de mais de 600 pessoas. Dessas casas, 13 são de Dr. Kok, 16 de Cia Sorocabana, e as demais são dos Snrs Attilio Coli, Vitório Cenedesi e outros. Com exceção das casas do Sr. Kok e da Cia Sorocabana cujos inquilinos não sabem se os proprietários farão instalações elétricas, há um pedido de 3 relógios e 96 bicos e 40HP de força, conforme o Sr. pode verificar pela lista inclusa. Estou convencido que nem o Dr. Kok nem a Sorocabana deixarão de aproveitar tal melhoramento.
Quanto aos postes de guarantã necessários para a luz o Sr. Vitório Cenesi os fornece, tendo cem para pronta entrega, prontificando-se o Sr. Attilio Coli a puxa-los gratuitamente até João Alfredo.
O pedregulho necessário para o calçamento os Snrs Aristides Berreta, Attilio Vole e Vitório Cenesi fornecerão graciosamente, ficando as jazidas do pedregulho a quinhentos metros da povoação.
Sem outros assuntos e ao seu inteiro dispor, fico aguardando as suas ordens.
Grato e correligionário – Paulo de Mattos
Obs: O Sr. Aristides Beretta também deseja alguns cavalos de força”
Na sessão ordinária de 15 de março de 1926, a Comissão de Finanças e Obras Públicas apresentou seu parecer, no qual apresenta-se favorável a todas às solicitações apresentadas pelos moradores de João Alfredo. No parecer é acentuado o período de “franco desenvolvimento e progresso” do local e sua posição estratégica de escoadouro de produtos de uma vasta região, que pode “em breve tempo, constituir-se entreposto comercial e centro industrial de importância”. O texto termina da seguinte maneira:
“Sobreleva considerar ainda, e o que demonstra a boa vontade e interesses dos moradores daquela povoação na realização dos melhoramentos solicitados, a oferta feita do fornecimento gratuito de postes de guaratã para a linha de transmissão de energia elétrica, de pedregulho para a pavimentação das ruas e praças públicas e todos os fechos necessários para a proteção da estrada de penetração acima descrita.
Assim, a Comissão de Obras Pública sente-se feliz em vir ao encontro das aspirações dos moradores do próspero bairro de Porto João Alfredo, propondo medidas que as satisfaçam”.
Com a aprovação do parecer, em 6 de abril de 1926, foi promulgada a Resolução nº367, que autorizava a prefeitura municipal a realizar as melhorias no bairro. Menos de 10 anos depois, com o Decreto Estadual 2.641, de 15 de janeiro de 1936, foi criado no local o Distrito de Paz de João Alfredo, que em 1944 passaria a ser oficialmente denominado de Artemis.
Um bairro (ou vila) com 600 moradores, 94 casas, 1 estação de estrada de ferro, 1 estação fluvial, 1 padaria, 1 farmácia, 2 ferrovias, 1 serraria, 1 igreja em construção e algumas casas de negócios. Esse é o retrato secular do Porto João Alfredo e uma homenagem à determinação de sua população.
Achados do Arquivo — A série "Achados do Arquivo" é uma parceria entre o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo, e o Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piracicaba, com o objetivo de divulgar o acervo que está sob a guarda do Legislativo. As matérias são publicadas às sextas-feiras.
Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Pesquisa: Giovanna Felini Calabria
Anexos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
30 de janeiro de 2026
22 de janeiro de 2026
16 de janeiro de 2026
12 de dezembro de 2025
