PIRACICABA, DOMINGO, 3 DE JULHO DE 2022
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE MAIO DE 2022

Núcleo de assistência social acolhe pessoas em situação de rua


Em visita à entidade, a vereadora Rai de Almeida destaca a relevância de um serviço de acolhimento aos casos de alta complexidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Núcleo de assistência social acolhe pessoas em situação de rua



Na última terça-feira (10), a vereadora Rai de Almeida (PT) visitou o NAS (Núcleo de Assistência Social Novos Caminhos), sendo atendida pela Assistente Social e coordenadora técnica da entidade, Ane Caroline Nabas, e pela titular da Smads (secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba), Euclidia Fioravante.

Na oportunidade, Rai conheceu as instalações do NAS – seu refeitório, dormitório e espaço externo – e aproveitou para conversar com os acolhidos e saber das atividades que ali são realizadas.

O NAS é gerido pela PFP (Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba).
Segundo a secretária Euclídia, o NAS é um espaço para acolhimento de casos de alta complexidade, de pessoas em situação de rua, que apresentem algum tipo de transtorno mental.

À vereadora, a coordenadora do NAS expôs sobre diversos projetos de saúde mental desenvolvidos ali – como as atividades de contação de história, bailes, bingos e atividades culinárias. Disse ainda que as/os moradoras/es têm a liberdade de propor oficinas e outras dinâmicas.

Segundo a coordenadora, a ideia é torná-las (os) independentes para que possam se recuperar e voltar a conviver com a família ou terem o seu próprio espaço – e que para tanto são incentivados a estudar, a pegar ônibus, a fazer compras e a tentarem desenvolver outras atividades do dia a dia.

Rai comentou, na oportunidade, sobre as atividades e os serviços que vêm sendo prestados pela Smads – destacando também algumas questões que unem problemáticas que envolvem outras instituições dessa secretaria, como a Casa de Passagem e o Centro Pop.

Nesse sentido, a vereadora destacou a necessidade de se pensar uma maior integração entre essas “casas” a fim de que, juntas, possam dar maior acolhida e cuidados à parte expressiva da população que precisa muito de auxílio dos programas de assistência social do município.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde Rai de Almeida

Notícias relacionadas