10 de outubro de 2025
"Não dá para ficar de camarote assistindo", diz vereador sobre crise hídrica
Zezinho Pereira destacou em discurso na Câmara, nesta quinta (9), a necessidade de ações voltadas à preservação ambiental e melhorias nos rios que abastecem a região
Na 57ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (9), o vereador Zezinho Pereira (União) utilizou a Tribuna para abordar a crise hídrica que afeta a região.
Ele destacou que o desmatamento contribui para a crise de abastecimento de água, citando como um dos exemplos a derrubada da mata nativa na região de Ibitiruna para a produção de cana-de-açúcar.
O vereador, que faz parte da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Piracicaba, relacionou o desmatamento nesta e em outras regiões à diminuição do volume de água nos rios e ribeirões da bacia, afetando diretamente as nascentes.
"O desmatamento dessa região do nosso município, também dos municípios vizinhos, acima do Rio Piracicaba, acabou com as nascentes. Muita nascente que corria bastante água, eu me lembro, quando eu era jovem, hoje não se dá para pegar uma lata de água nesses ribeirões. Isso faz falta no nosso rio," alertou.
O vereador defendeu que todos os atores que historicamente lucraram com atividades que degradaram o meio ambiente devem ser chamados a contribuir para a recuperação dos recursos hídricos.
"Nós precisamos pegar, juntar esse pessoal e ver qual é a contribuição que podem nos dar, porque eu acho que eles têm que ajudar. Essa é a minha concepção... cada um que lucrou com essa coisa que aconteceu, tem que ter a responsabilidade de nos ajudar a resolver agora," defendeu o vereador.
Zezinho Pereira ainda ressaltou a importância do Rio Corumbataí, que de acordo com ele é responsável por cerca de 80% da água consumida pela cidade, enquanto o Rio Piracicaba fornece 20%. Ele enfatizou: "Nós precisamos ter água para tomar. Se a gente não tiver água para tomar, não adianta a cidade ter um crescimento sem água. Não dá para ficar de camarote assistindo. O povo de Piracicaba e região não tem água para tomar, com o rio com a água verde, sabe? Nós precisamos fazer uma ação. E aqui eu conto com todos os vereadores, com todas as pessoas que queiram se engajar nisso"
Em seu discurso, o parlamentar também relatou uma visita recente à Unidade de Saúde da Família (USF) em Ibitiruna, destacando a preocupação com a falta de atendimento médico regular no local.
"Nós estivemos indo para Ibitiruna, um bairro que a gente tem um carinho muito especial. A gente foi lá para acompanhar o posto de saúde. A gente precisa melhorar aquela unidade de saúde da família, para que coloque médico lá. O médico que está atuando lá, recentemente, tem faltado em função de problemas de saúde... mas a população não pode ficar sem o médico," afirmou o vereador.
O discurso completo de Zezinho Pereira pode ser revisto acima.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
09 de outubro de 2025
09 de outubro de 2025
30 de setembro de 2025
25 de setembro de 2025